A importância da Impermeabilização na Obra – Isoltec

A importância da Impermeabilização na Obra - Isoltec

Os problemas de manutenção nas edificações, em sua grande maioria, são derivados das infiltrações.

A infiltração causa sérios transtornos, deixando o ambiente insalubre em função da umidade e criando manchas nas paredes, o que desvaloriza o imóvel.

Segundo estudos, 85% dos gastos com manutenção nos edifícios ocorrem em função da falta de impermeabilização dos ambientes que resulta em problemas de infiltração.

Nesse post, vamos apresentar as vantagens em impermeabilizar sua edificação, diminuindo significativamente os custos de manutenção e eliminando a umidade dos ambientes.

Umidade nos ambientes

Muitos casos de rinite, congestão nasal e espirros são causados em função da umidade dos ambientes onde se vive e trabalha.

A umidade causa sérios problemas no organismo humano e em especial naqueles mais delicados, como idosos e bebês.

A umidade ocorre em função da infiltração de água da chuva, que penetra por pequenas fissuras do teto e das paredes e que vai comprometendo o edifício.

Também acontece em função de vazamentos nos encanamentos e pela condensação da água, que ocorre quando o vapor entra em contato com paredes frias, perceptível, por exemplo, nos banheiros.

A impermeabilização e a eliminação da umidade

A chuva que cai nos telhados e nas lajes escorre pelas paredes caso não encontre algum impeditivo, e acaba chegando ao interior das residências e edificações, causando manchas escuras.

Com a chuva vem também as bactérias e os fungos que, através de minúsculas fissuras, produzem a umidade e tornam o ambiente insalubre.

A impermeabilização é a melhor maneira de evitar esse problema, pois, um ambiente impermeabilizado veda completamente as fissuras impedindo a passagem da água e seus agregados.

Impermeabilizar é um investimento que garante a saúde das pessoas que convivem no ambiente, bem como diminui despesas com problemas de manutenção que podem trazer grandes prejuízos.

A importância da Impermeabilização na Obra - Isoltec

Fonte: Triider

Os estragos da água

A água infiltrada atinge o concreto, as alvenarias e os revestimentos diminuindo sensivelmente a vida útil da edificação.

A falta da impermeabilização pode levar a problemas tão sérios que, em alguns casos, compromete a estrutura do edifício, causando grandes danos e muitas dificuldades para a recuperação do imóvel.

Portanto, o quanto antes for realizado o processo de impermeabilização, melhor!

Além de valorizar seu imóvel, o ambiente fica limpo e seco, evitando o cheiro desagradável dos locais em que se percebe o mofo e o bolor.

Crianças e animais podem brincar sem riscos de serem contaminados por alguma doença provinda de bactérias e fungos, e sua família agradece.

Quando e onde realizar a impermeabilização?

O ideal seria impermeabilizar os ambientes antes da entrega do imóvel aos seus ocupantes, mas isso, nem sempre é possível.

O fato é que quanto mais cedo for feita a impermeabilização, menor será o custo e despesas com problemas futuros.

Devem ser impermeabilizados ambientes como:

  • Lajes;
  • Floreiras;
  • Subsolos;
  • Piscinas;
  • Banheiros;
  • Cisternas;
  • Playgrounds;
  • Calhas;
  • Áreas de Serviços;
  • Poços de Elevadores;
  • Terraços;
  • Caixas d’água;
  • Marquises;
  • Sacadas.

A importância da Impermeabilização na Obra - Isoltec

Fonte: Plantas de Casas

Prevenção é redução de custos

Já se sabe há muito tempo que a prevenção é a melhor opção para evitar problemas mais sérios, nas edificações essa verdade faz ainda mais sentido.

Os valores envolvendo uma impermeabilização são infinitamente menores do que as despesas que serão gastas para a recuperação de um ambiente com problemas de infiltração.

Portanto, a melhor solução é impermeabilizar o quanto antes e eliminar quaisquer possibilidades de gastos futuros com manutenção em função de água, mofo, fungos, bolor e bactéria.

Economia, saúde e qualidade de vida precisam fazer parte de sua prioridade.

Se você está com problemas de infiltração ou deseja eliminar essa possibilidade na sua residência, escritório, condomínio ou empresa, conte com a Isoltec Impermeabilização Blumenau.

Fontes:
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
Portal Brasil Engenharia

A importância da Impermeabilização na Obra - Isoltec

Com sede em Blumenau e atendendo a toda a região do Vale do Itajaí e litoral Norte Catarinense, a Isoltec Impermeabilização Blumenau é uma empresa reconhecida no mercado.

Atuando fortemente na área da construção civil, são aproximadamente 800 mil m² de áreas impermeabilizadas, o que lhe garante a experiência e credibilidade no mercado.

Fundada em 1993, a Isoltec Impermeabilização Blumenau tem por premissa assegurar a garantia da entrega dos serviços contratados e oferecer soluções de alta qualidade.

Adotando o lema “quanto mais cedo, mais barato” a empresa tem colaborado efetivamente na qualidade de vida de milhares de pessoas, desenvolvendo de maneira transparente e honesta suas obrigações a preços justos e viáveis.

Conheça neste link todas as informações de contato da Isoltec Impermeabilização Blumenau, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *