Ilhafer: História do Aço na Construção Civil e suas Vantagens!

Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções eficientes e seguras. Das primeiras obras aos edifícios ultramodernos que se multiplicaram pelas grandes cidades, a arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade, inovação e vanguarda. No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética.

ebgesc

Imagem: Freepik

Vantagens do uso do aço na construção civil

A redução do tempo de construção, a racionalização no uso de materiais e mão de obra e o aumento da produtividade passaram a ser fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento na construção civil. Veja abaixo as principais vantagens no uso do aço:

Mais liberdade no projeto de arquitetura – A tecnologia do aço confere aos arquitetos uma grande liberdade criativa, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante.

Flexibilidade – A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios.

Maior área útil – As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em um melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante, principalmente em garagens.

Compatibilidade com outros materiais – O sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, permitindo desde os mais convencionais até componentes pré-fabricados.

Menor prazo de execução – A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais.

Racionalização de materiais e mão-de-obra – Numa obra, através de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura metálica possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.

Alívio de carga nas fundações – Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações.

Garantia de qualidade – A fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.

Organização do canteiro de obras – Como a estrutura metálica é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do canteiro devido entre outros à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo também o inevitável desperdício desses materiais.

Preservação do meio ambiente – O aço é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas. Além disso, o uso da estrutura metálica reduz o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.

Precisão construtiva – Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade empregada é o milímetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias, instalação de elevadores, bem como redução no custo dos materiais de revestimento.

O uso do aço na construção civil brasileira

Mesmo com todas as vantagens que citamos, o aço ainda encontra alguma resistência por parte de arquitetos e engenheiros do Brasil, o uso de estruturas metálicas na construção não alcançou aqui o mesmo nível de projeção que conquistou em outros países. Nos Estados Unidos, os primeiros edifícios com estruturas em aço começaram a ser construídos a partir de 1870, em grandes cidades como Chicago, Nova York, Detroit e St. Louis. No Brasil, o primeiro prédio de andares múltiplos, com estrutura metálica, só foi erguido 84 anos depois, com a construção do Edifício Garagem América, em São Paulo, em 1954.

Até a década de 80, o uso de estruturas metálicas era pouco conhecido. Na área da construção residencial, o assunto nem era cogitado por arquitetos e engenheiros, e muito menos pelos proprietários. Fatores histórico-culturais decorrentes da falta de produtos siderúrgicos adequados àquela época, colaboraram com essa realidade.

Atualmente, o aço vem ganhando algum espaço e a associação de perfis de aço e concreto estrutural vem como uma solução viável. E o que se espera é que a multiplicação do emprego desses materiais construtivos possa promover uma transição saudável entre a construção convencional e processos mais modernos.

Grandes construções em aço

Separamos para vocês algumas construções em aço que se destacam em todo o mundo, tanto por sua beleza quanto pela sua complexidade. Confira a seguir:

Centre Pompidou

ebgesc

Imagem: Wikipédia

Museu Reina Sofia

ebgesc

Imagem: Wikipédia

Sapporo Dome

ebgesc

Imagem: Wikipédia

Edifício Taipei 101

ebgesc

Imagem: Pixabay

Viaduto Millau

ebgesc

Imagem: Pixabay

Ópera de arame

ebgesc

Imagem: Wikipédia

Estação Waterloo

ebgesc

Imagem: Geograph.uk

Todas essas obras magníficas nos fazem ver que é possível erguer prédios belíssimos utilizando a estética do aço e todas as suas vantagens. Portanto, conte com a Ilhafer para transformar seu projeto em realidade, eles terão um grande prazer em atendê-lo.

ebgesc

Ilhafer – A solidez da construção de seu sonho

Desde 2003, a Ilhafer está no mercado com toda a força empreendedora. A empresa dispõe de matéria pura e bruta como: barras de ferro de todas as bitolas, arames e pregos com os melhores preços e ainda, oferece ao cliente os serviços de estribos prontos, corte e dobra de ferro, malha pop para pisos e lajes.

A Ilhafer agora oferece também algumas novidade: Colunas, Vigas, Sapatas, Estacas Helicoidal Armadas (soldadas), tudo conforme a necessidade estrutural da sua obra, com a maior vantagem de custo benefício, sem perda de material e com a melhor mão-de-obra de pessoal treinado e o maquinário apropriado, garantindo maior economia, praticidade e agilidade. Todos os produtos da empresa acompanham certificado de qualidade e estão dentro das normas da ABNT para a total segurança de seus clientes.

Aqui neste LINK você encontra as informações de contato e a localização da Ilhafer, nossa empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.


Fontes:
Portal Metalica
Grandes Construções
CIMM

Matéria escrita por:
Felipe Nascimento

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *