Indústria 4.0 – A nova Revolução Industrial

A digitalização está em toda parte. Telefones celulares estão cheios de aplicativos em rede, os automóveis estão se transformando em computadores que podem ser dirigidos. A digitalização da indústria de fabricação é um tópico de interesse mundial. Novos produtos devem ser levados ao mercado em períodos de tempo ainda mais curtos. Os clientes exigem produtos que atendam a suas necessidades específicas. Mercados em rápida mudança pedem um nível crescente de flexibilidade. E o constante desejo de aumentar a eficiência significa tempo de desenvolvimento e uso eficiente de recursos e energia cada vez menores. Empresas que querem ser bem-sucedidas no futuro estão buscando as oportunidades fornecidas pela digitalização agora. A digitalização promete custos menores, melhoria na qualidade de produção, flexibilidade e eficiência, menor tempo de resposta para solicitações de clientes e demandas do mercado, e também abre áreas de negócios novas e inovadoras.

“Independentemente do setor ou do tamanho da empresa, por esses motivos, é fundamental que todos os tomadores de decisões invistam no futuro hoje.”

A aplicação em larga escala da automação na produção industrial deu origem ao conceito de manufatura avançada. Devido aos impactos significativos do emprego destas tecnologias tanto na produção quanto no desenvolvimento de produtos e na forma de se fazer negócio, estas mudanças estão sendo consideradas a quarta revolução industrial, dando origem ao termo indústria 4.0 como alternativa à expressão manufatura avançada.

Engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura, que podem ser resumidos nos três principais pilares a seguir:

  1. Internet das coisas: Consiste na conexão em rede de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos embarcados que permitem a coleta e troca de dados. Sistemas que funcionam a base da Internet das Coisas e são dotados de sensores e atuadores são denominados de sistemas Cyber-físicos, e são a base da Indústria 4.0.
  2. Big Data Analytics: São estruturas de dados muito extensas e complexas que utilizam novas abordagens para a captura, análise e gerenciamento de informações. Aplicada à Indústria 4.0, a tecnologia de Big Data consiste em 6Cs para lidar com informações relevantes: Conexão (à rede industrial, sensores e CLPs), Cloud (nuvem/dados por demanda), Cyber (modelo e memória), Conteúdo, Comunidade (compartilhamento das informações) e Customização (personalização e valores).
  3. Segurança: Um dos principais desafios para o sucesso da quarta revolução industrial está na segurança e robustez dos sistemas de informação. Problemas como falhas de transmissão na comunicação máquina-máquina, ou até mesmo eventuais “engasgos” do sistema podem causar transtornos na produção. Com toda essa conectividade, também serão necessários sistemas que protejam o know-how da companhia, contido nos arquivos de controle dos processos.

Segundo Fabrício Sousa, gerente sênior de projetos da Porsche Consulting, para fazer a Indústria 4.0 virar realidade, existem quatro premissas para iniciar este processo dentro de qualquer empresa: digitalização, conexão, interação e automatização.

Ainda segundo Fabrício:

“O que pode ser digital vai ser digital; processos que se repetem continuadamente serão digitalizados”

“O software vai dominar o hardware”

“Compartilhar é o futuro. Com tanto conhecimento sendo desenvolvido, você precisa aprender a compartilhar conhecimento para que possa aprender mais também”

“Pense no que pode acabar o seu negócio, se não alguém vai”

“Pense grande, comece pequeno e desenvolva o que funciona”

“Se você quiser ter 100% de certeza, vai estar 100% atrasado”

Pior do que decidir mal é não fazer nada!

Isso significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais. Com as fábricas inteligentes, diversas mudanças estão ocorrendo na forma em que os produtos são manufaturados, causando impactos em diversos setores do mercado.

A manufatura avançada envolve a integração das tecnologias físicas e digitais, a integração das etapas de desenvolvimento, de engenharia da produção e da cadeia produtiva até o uso final do produto e os serviços atrelados a este. Representa muito mais que a automação do processo industrial. É a conexão digital da máquina com o produto, gerando oportunidades na etapa de desenvolvimento da cadeia produtiva e na exploração de novos modelos de negócios.

Com um maior conhecimento por parte das empresas dos ganhos da digitalização, tanto com respeito ao aumento da produtividade como às oportunidades de novos modelos de negócios, haverá maior flexibilização e customização da produção e redução do tempo de lançamento de produtos no mercado.

Com isso as empresas que não adotarem as tecnologias digitais terão muita dificuldade de se manter competitivas e, conseqüentemente, no mercado.

Considerando a importância da digitalização tanto no aumento da eficiência da empresa como no aperfeiçoamento do produto e na criação de novos modelos de negócios, o baixo uso de tecnologias digitais no Brasil afeta negativamente a capacidade competitiva do país na economia global.

O maior acesso à informação e a identificação de parceiros ajudarão na redução da incerteza e na mudança de cultura da empresa.

 

Assim nasceu a MGALTECK, há oito anos, para fornecer soluções tecnológicas em automação industrial com a mais alta confiabilidade e excelência técnica, comercializando e integrando produtos das mais renomadas marcas do mundo da automação, como Controladores Programáveis, Interfaces Homem Máquina, Inversores de Frequência, Fontes de Alimentação, Sensores de Proximidade e Servo-acionamentos, garantindo sempre soluções que atendam às necessidades específicas de cada cliente.

 

Fontes:
Porsche Consulting Brasil

Citisystems

SKA

 

 

Matéria escrita por

Marcelo A.Galdin

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *