Motorização de cortinas e persianas: Custos e benefícios – Sorian Cortinas

Motorização de cortinas e persianas: Custos e benefícios - Sorian Cortinas

Cada vez mais as persianas tomam conta da decoração de casas e apartamentos nos quatro cantos do mundo. Versáteis e funcionais, elas são elegantes e trazem conforto e bom gosto a todos os ambientes.

Dentre as variações de persianas que existem, podemos citar uma bastante interessante: a persiana motorizada. Através de um motor que fica acoplado próximo ao topo da persiana, a movimentação da mesma é feita de forma automática, sem que você precise manusear de perto.

No post de hoje, vamos falar sobre as persianas motorizadas, seus benefícios e o custo médio para ter uma em casa. Acompanhe!

Vantagens e benefícios de ter uma persiana motorizada

A motorização de persianas e cortinas traz uma série de vantagens e benefícios únicos que podem ser bem aproveitados por quem mora no imóvel. Veja a seguir quais são essas vantagens.

Vida útil

Quando precisamos recolher ou estender uma persiana normal, isso é feito através de um cordão ou haste. O movimento, dependendo de como é feito, puxa com mais força um dos lados da persiana e causa um desgaste ao longo do tempo.

Com a motorização de persianas, a vida útil da mesma é maior, pois o motor garante que a movimentação de abrir e fechar será feita de maneira uniforme ao longo de toda a extensão da peça.

Assim, você vai precisar trocar sua persiana com menos frequência. O mesmo vale para manutenções ocasionais, pois o desgaste pode causar um emperramento que só pode ser solucionado com mão-de-obra especializada.

Possibilidades

Com a persiana motorizada, surge um leque enorme de possibilidades que você pode implementar em seu ambiente. Entre as principais integrações estão os sensores de diversos tipos.

Por exemplo, um sensor de temperatura pode ser colocado em ligação com o motor para, quando a temperatura do ambiente baixar, a persiana se fechar sozinha, retendo a temperatura interna e impedindo que ela se dissipe.

Outro tipo de sensor que pode ser utilizado é o de luminosidade. Dessa forma, a persiana se fecha e se abre conforme a hora do dia, permitindo a entrada de luz no ambiente de forma automática.

Outro tipo de controle que pode ser feito é a programação de horário. Neste caso, independentemente da incidência de luz, a persiana irá se abrir e se fechar quando chegar a hora programada.

Isso é muito útil para quartos de pessoas que possuem dificuldade em acordar e sair da cama, pois a luz é um despertador natural para o nosso organismo. Programando uma persiana no quarto para se abrir na hora de acordar, você estará aliando o útil ao agradável.

Flexibilidade

A persiana motorizada oferece uma enorme gama de dispositivos de acionamento. Além dos sensores mencionados acima, ainda é possível acionar as cortinas por meio de interruptores, controle remoto, botões estrategicamente localizados, entre outros.

Não precisa se preocupar em ter que se levantar para fechar ou abrir sua persiana. Basta o apertar de um botão e ela faz isso sozinha. Se preferir, utilize os sensores ou automação de horário, como descrito anteriormente.

Discrição

O fator estético também ganha pontos com a motorização de persianas. Como elas são acionadas por meios elétricos e eletrônicos, dispensam a presença de um cordão ou haste em sua lateral para a operação.

Isso deixa uma decoração mais limpa e esteticamente agradável, sobretudo em ambientes pequenos, que geralmente sofrem com o excesso de informação mais fácil do que os grandes espaços.

Baixo consumo

Se você está preocupado com o consumo de energia elétrica a mais que uma cortina ou persiana motorizada pode te dar, fique tranquilo! A persiana motorizada consome pouca energia elétrica, e só o faz no momento do acionamento.

O consumo é o equivalente ao de uma lâmpada de 100W, mas ele só vale para o momento do acionamento e enquanto a persiana estiver se movendo. Enquanto a peça estiver parada, nada será consumido.

Uma pequena exceção vale para os sensores, pois estes funcionam constantemente ao longo do dia, porém, seu consumo é tão ínfimo que não chega a fazer diferença na conta de luz no fim do mês.

Comodidade

Como falar de persianas motorizadas sem falar da comodidade que elas trazem? Este é simplesmente o principal benefício e uma grande vantagem. Não apenas o fator estético é beneficiado pelo luxo de uma persiana que se move sozinha (o que já pode impressionar as visitas) mas também a comodidade que isso te traz.

Recolher e estender uma persiana pode ser uma tarefa um tanto chata, apesar de simples. Os poucos segundos que você perde fazendo isso são importantes em determinados momentos, como quando você acabou de chegar em casa e quer descansar logo.

É importante que a sua correria não deixe que sua casa fique esquecida e sem circulação de ar ou luminosidade. Por isso, a comodidade de ter uma persiana motorizada é uma grande vantagem, especialmente se ela for acionada por sensores.

Preço médio de uma persiana motorizada

O preço que você vai pagar por uma persiana motorizada pode variar bastante de acordo com vários fatores que precisam ser levados em consideração.

Primeiramente, é necessário escolher o tipo de persiana, pois existem os modelos rolô, vertical, horizontal, romana, blackout, painel, entre diversas outras. Em seguida, deve ser levado em conta o material do qual a persiana é fabricada.

Outro ponto que pode influenciar no preço final é a presença de sensores e sua quantidade, além do tipo de sensor, pois os preços variam entre luz, movimento, temperatura e horário.

Podemos dizer que, para se ter uma boa persiana motorizada com qualidade, os preços se iniciam em torno dos mil reais. A partir daí o preço final só vai depender dos periféricos e preferências de cada cliente.

Conheça a Sorian e faça seu orçamento sem compromisso! Aqui, você encontra persianas e cortinas motorizadas com toda a qualidade e funcionalidade que seu lar merece, além de bons preços e suporte que te ajuda a identificar a melhor solução para o seu caso.

Conheça neste link todas as informações de contato da Sorian Cortinas e Decoração, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *