Os sinais de que você precisa fazer manutenção do aquecedor a gás agora!

No inverno cresce a demanda por aquecedores a gás, que trazem conforto térmico para os moradores. Para o bom funcionamento, no entanto, não basta lembrar desses aparelhos apenas quando as temperaturas caem, alertam especialistas em manutenção.

A manutenção preventiva deve ser realizada por um técnico capacitado para garantir o correto funcionamento do aparelho e evitar acidentes. A manutenção e a instalação adequadas evitam possíveis explosões e intoxicação por gás (monóxido de carbono).

Faça revisão do aparelho uma vez ao ano

A queima irregular do gás está entre os principais problemas que podem ocorrer com os aquecedores. Isto pode danificar a câmara de combustão do equipamento e reduzir sua vida útil. O desgaste natural e a falta de limpeza das peças são outros aspectos recorrentes que só podem ser verificados por um profissional habilitado. Os fabricantes recomendam que a revisão seja feita uma vez por ano.

Erros de instalação: aquecedor desprovido de chaminé (esquerda) e redução do diâmetro da chaminé (direita)

Não pendure roupas no seu aquecedor

Outro ponto importante é o mau uso do aparelho pelo morador, que muitas vezes pendura roupas no equipamento ou coloca sobre ele prateleiras. Produtos inflamáveis devem ser mantidos distantes do aquecedor, como forma de evitar acidentes.

Erros de instalação: inexistência (esquerda) e insuficiência de altura do trecho vertical da chaminé (direita)

Fique atento aos sinais

Nos equipamentos antigos, a cor da chama é o principal indicativo de que há algum problema com o aparelho, a coloração deve ser azulada, como a dos queimadores de um fogão. Chama avermelhada é sinal de alerta, de que o aquecedor precisa passar por uma preventiva.

Os equipamentos eletrônicos, mais modernos, têm a câmara de combustão blindada, não sendo possível a visualização da chama, mas em casos de falhas o aparelho realiza um autodiagnostico e emite um código de erro que indica qual é o problema.

Fuligem escura saindo do sistema de exaustão e a alteração da cor da capa do equipamento, que deixa de ser branca, também demandam atenção. Vale ainda acompanhar o funcionamento do aparelho para detectar se está aquecendo muito ou emitindo um ruído incomum. Ao menor sinal de problema, busque uma empresa que seja autorizada e esteja credenciada ao CREA para realizar a revisão, manutenção ou instalação do aquecedor.

A manutenção preventiva é rápida, de baixo custo e realizada no local, sem a necessidade de remoção do equipamento. Durante a visita são realizados os serviços de: limpeza dos queimadores e câmara de combustão com remoção de fuligem, resíduos e oleosidades aderidos, desobstrução dos bicos injetores e regulagem conforme padrões de fabrica.

Erros de instalação: terminal da chaminé recuado (esquerda) e encostado (direita) na fachada do edifício

 A Mix Aquecedores é uma empresa registrada no CREA-SC e aposta no Catálogo Empresarial para avaliar o mercado e ampliar sua base de clientes. Faça como eles, entre entre em contato conosco e se informe! Ligue (48) 3031-3838.