PMOC segurança e qualidade no ar que respiramos – Eletro Instaladora Limeira

Fonte: Freepik

O ar é essencial para o ser humano e, no fenômeno natural da respiração, não temos a capacidade de enxergar o ar que respiramos.

Toda a vida humana é marcada pelo processo de inspirar e expirar fazendo o ar passar pelas nossas narinas, adentrando em nossos pulmões.

Dificilmente escolhemos o ar que respiramos e mais difícil ainda é qualquer pessoa perceber ou atentar para a qualidade do ar que está respirando, quer seja em um ambiente interno climatizado ou externo, ao ar livre.

A verdade é que geralmente a qualidade do ar de um ambiente climatizado é inferior ao ar externo, e no nosso post vamos mostrar o PMOC e como este plano pode ajudar na qualidade do ar gerado pelos aparelhos de ar condicionados. Leia mais!

 

O PMOC antes da Lei


Até pouco tempo, os responsáveis pelos ambientes climatizados como hospitais, escolas, empresas, shoppings ou qualquer outro lugar público, não davam a devida atenção ao ar que os frequentadores desses ambientes respiravam, embora já existissem orientações da ANVISA de como preservar a qualidade do ar nos ambientes climatizados.

No entanto, a partir de janeiro de 2018, entrou em vigor a Lei 13.589/2018 que determinou que todos os prédios públicos ou privados, serão obrigados a fazer a manutenção em seus sistemas de ar condicionado a partir do PMOC.

 

O que é o PMOC?


Como falamos, toda a manutenção deve ser realizada por meio de um plano, que foi denominado de PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, mesmo que o estabelecimento esteja fora da exigência legal.

Assim, o ideal é que o PMOC seja implantado mesmo que não seja atingido o número de Btus exigido na Lei, pois assegurará qualidade em todo o ambiente.

O PMOC já era orientado desde 1998 e era uma exigência da Portaria MS n° 3.523/98 do Ministério da Saúde, citada no seu artigo sexto.

Fonte: Revista do Frio

Assim, o PMOC se constitui em um conjunto de orientações em que é estipulado quando deverão ocorrer as verificações e correções técnicas adequadas em cada ponto do sistema de refrigeração do ambiente em que foi instalado.

Por meio do PMOC também é especificado o número de ocupantes para cada ambiente refrigerado, a carga térmica dos equipamentos e qual o tipo de atividade executada no local.

Dessa forma, a Lei vem fazer cumprir o que já era determinação, mas não obrigatoriedade.

 

Objetivo do PMOC


A Lei nada mais é que um resumo das orientações já existentes para a instalação, controlando e verificando a limpeza, a conservação e a manutenção dos sistemas de climatização, quer seja de um prédio ou de qualquer outro estabelecimento.

Todo o procedimento visa uma maior qualidade e segurança no ar emitido nos ambientes internos e climatizados, livre de qualquer agente causador de algum mal à saúde como ácaros, fungos e bactérias.

Portanto, o Plano de Manutenção, Operação e Controle tem como objetivo principal garantir a excelente qualidade do ar do ambiente, considerando os padrões de temperatura, umidade, velocidade, renovação e grau de pureza.

Além de prevenir ou diminuir os riscos de saúde dos frequentadores dos ambientes climatizados.

 

Como implantar o PMOC?


Para implantação, você deve procurar uma empresa especializada que conheça e atenda as exigências determinadas no PMOC ou poderá contratar um profissional autônomo desde que atenda os requisitos solicitados.

Em ambos casos, é necessário contar com um profissional registrado na ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Pois, somente um responsável técnico com registro no órgão regulador, poderá elaborar e implementar o PMOC.

São funções do técnico responsável:

  • implantar e manter planos de manutenção;
  • garantir a execução do PMOC;
  • manter histórico de todos os procedimentos executados;
  • divulgar os procedimentos executados aos ocupantes do ambiente.

 

Quem precisa aderir ao PMOC?


A Lei é clara. Todo e qualquer estabelecimento público ou privado, com carga térmica igual ou maior que 60.000 Btus em seus sistemas de ar condicionado, precisam se adequar ao PMOC.

Portanto, clínicas, shoppings, prédios em geral, escolas, empresas deverão providenciar e aderir ao plano, independente dos aparelhos serem modelos split, janelas ou Central.

Ressaltando que, se o seu estabelecimento for visitado pelo Ministério da Saúde e não estiver em conformidade com a Lei a multa chega ao montante de R$ 200.000,00.

 

Vantagens ao utilizar o PMOC


Além de estar livre de uma multa que pode chegar a R$ 200.000,00, uma das principais e mais importantes vantagens do PMOC é a melhoria na qualidade do ar nos ambientes climatizados.

Confira outras vantagens do Plano de Manutenção, Operação e Controle:

  • Redução de custos com manutenção avulsas dos aparelhos;
  • Diminuição com falhas nos sistemas;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos;
  • Economia de energia elétrica;
  • Segurança em respirar um ar puro, sem contaminação;
  • Maior conforto.

Agora que você conhece o que é PMOC e caso ainda esteja com as instalações dos aparelhos de ar condicionado de forma ilegal, a Eletro Instaladora Limeira se coloca a disposição para tirar suas dúvidas.

Fontes:
Engenharia e Arquitetura
Revista do Frio

A Eletro Instaladora Limeira atua há mais de 20 anos na região da grande Florianópolis no ramo de serviços elétricos e climatização.

A empresa é formada por uma equipe de profissionais especialistas, com engenheiro responsável e técnicos altamente capacitados na área de soluções em serviços elétricos e climatização.

A Eletro Instaladora Limeira tem como objetivo garantir a satisfação do cliente por meio da qualidade dos serviços prestados.

Especializada também em instalação de ar-condicionados split, piso-teto, K7 e AJC, manutenção preventiva e corretiva, infraestrutura de tubulação para obra e higienização.A Eletro Instaladora Limeira está pronta para atender as normas e orientar na implantação do PMOC no local que você necessita.

Conheça neste link todas as informações de contato da Eletro Instaladora Limeira, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *