Saiba tudo sobre a Automação HVAC – Horizonte Climatização

Muito se fala sobre automação HVAC, mas você já parou para pensar no que esse termo realmente significa?

Normalmente utilizada em grandes prédios, ambientes farmacêuticos, de saúde e salas limpas, o sistema HVAC promove um maior controle de umidade, de temperatura e da troca de ar.

Se você quer saber mais informações sobre a automação HVAC, continue lendo!

ebgesc

O que é automação HVAC?

Muitos não sabem, mas HVAC provém de uma sigla em inglês para heating, ventilating and air conditioning, que em uma tradução literal é: aquecimento, ventilação e ar condicionado.

Outro termo utilizado para designar o HVAC é AVAC, que nada mais é do que uma sigla feita com a sua tradução.

Assim como a própria tradução sugere, o HVAC utiliza essas três funções (aquecimento, ventilação e ar condicionador) para assegurar a qualidade do ar interior com um baixo custo quando comparado com outros sistemas.

Apesar de haver três funções, pode ser incluída também a refrigeração, e então passa a ser chamado de AVACR, AVAC-R, HVACR ou HVAC-R.

O projeto de sistemas HVAC surgiu a partir da necessidade de controlar a qualidade do ar interior dentro de prédios grandes, empresas, laboratórios ou qualquer outro ambiente que tem restrições quanto às condições ambientais.

Sendo um dos principais projetos da engenharia mecânica, o HVAC leva em consideração os princípios básicos da termodinâmica, tendo uma grande contribuição de Sadi Carnot, criador do Ciclo de Carnot, Hook e Boyle que estudaram a ligação da pressão, temperatura e volume e, claro, Joule e Faraday, que são figuras importantíssimas nas leis da termodinâmica.

O uso de conceitos da termodinâmica permite que o sistema trabalhe de forma eficiente, mas sempre focando na economia de energia.

Quando falamos de automação HVAC, estamos falando sobre um sistema que permite a supervisão, controle e registro de todas as instalações desse sistema, buscando a melhoria de qualidade do ar interior, a diminuição dos custos operacionais e, claro, o prolongamento da vida útil dos equipamentos.

Como é feita a instalação da automação HVAC?

Agora que já definimos o que é a automação HVAC, podemos dar mais detalhes de como ocorre a instalação.

Normalmente a automação já é feita junto com a instalação dos equipamentos, já que este processo é minucioso e extremamente importante para a obtenção dos resultados prometidos.

O primeiro passo é a elaboração de um plano, chamado de requisitos do usuário, onde será definido quais são as condições de ambiente desejadas em cada local.

É extremamente importante que todos os detalhes já estejam definidos, desde a planta do local e até a definição da temperatura, pressão e troca de ar.

Depois do plano, chega o momento da montagem do projeto, onde os equipamentos são distribuídos dentro da planta do local para ver que salas podem ser atendidas pelo mesmo sistema.

Nesse momento é necessário tomar cuidado para não haver uma contaminação do ar se um sistema for compartilhado.

O projeto é extremamente específico, tendo detalhes do fluxo do ar entre as salas, o cálculo de carga térmica de cada sistema e ainda o controle do ar. Os equipamentos utilizados serão dimensionados para o espaço, levando em consideração as vazões e também a eficiência de filtragem.

É também nesse momento que começa a instalação da automação, já que os equipamentos estão em fase de preparação e é mais fácil definir o que o sistema deve controlar, operar e quais falhas devem ser relatadas.

Depois da criação do projeto, os desenhos e dados são utilizados para a seleção de equipamentos e para a elaboração dos dutos de ar, rede hidráulica e, claro, para a automação, que exige painéis elétricos que também devem ser elaborados.

Com todo o projeto feito e já realizado, começa a instalação dos equipamentos, como as redes de dutos de ar e difusores. Esse processo tende a ser o mais longo, já que é fundamental a verificação de interferência e, se necessário, os ajustes.

Também é nesse momento que os quadros elétricos e de automação serão instalados.

Quais os principais problemas e soluções da automação HVAC?

Um dos maiores e mais comuns problemas que pode acontecer é o vazamento da rede de dutos de ar. O ideal seria a fabricação, a montagem e já ser feito o teste de um protótipo, para que seja indicada a existência de falhas na montagem.

Normalmente o que é acontece é a verificação de vazamentos apenas depois que os dutos já estão todos instalados, sendo necessária a aplicação de selante.

Outro problema que pode acontecer é o mau planejamento, havendo uma conexão entre uma sala que deveria ser limpa e o entreforro, comprometendo a qualidade do ar interior.

Normalmente, a falta de planejamento ocasiona vários problemas. Muitas vezes os montadores e instaladores não tem detalhes suficientes para efetuar as obras da forma que deveriam, causando desvios tanto no planejamento, quanto nos custos.

A solução para todos esse problemas é simples: a contratação de uma empresa comprometida que faça com qualidade o planejamento e a execução, evitando mudanças de cronogramas e de custos. Conte com a Horizonte Climatização!

ebgesc
Há 15 anos, a Horizonte Climatização ajuda obras de médio porte com soluções em serviços de projetos, instalação e manutenção, nas áreas de climatização, ventilação, exaustão, aquecimento e automação.

A Horizonte Climatização não terceiriza seus profissionais, o que garante qualidade nos serviços e satisfação garantida.

Conheça neste link todas as informações de contato da Horizonte Climatização, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Fontes:
Agência Nacional da Energia Elétrica – ANEEL
tecnogera
Paper – Proceedings of the 11th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering

Matéria escrita por: Sarah das Neves

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *