Site ou Facebook: orientações para sua empresa

Olá, aqui quem escreve é Juliana Kist. Eu auxilio a EBGE SC com o conteúdo das redes sociais e blog corporativo. Neste texto apresento orientações gerais sobre o posicionamento da sua empresa no mundo digital, seja com site ou Facebook. Boa leitura!

Sua empresa tem Facebook? É perfil ou página? Com qual frequência atualiza? Já pensou em fazer um site? Se sim, ele está adequado? Ainda não, por quê?

Calma! Essas perguntas serão todas respondidas logo abaixo. Por enquanto justifico: elas são resultado de observações que eu e a equipe da EBGE Santa Catarina fazemos no dia a dia e que resolvemos compartilhar algumas soluções com você, empreendedor.

  1. Casa própria: seu site

1-ebge-juliana-kist-site-casa-propria

Pense no site como se fosse o imóvel de onde você comanda seu negócio. Se temos possibilidade, damos prioridade para comprar uma sede, certo? Esse local precisa ser organizado e apresentar os produtos e serviços de forma que qualquer cliente possa entender o que se faz ali.

Ter um site significa a mesma coisa. É a identidade da sua empresa na internet. Por isso recomendo contratar o serviço de um profissional para configurar ou construir seu espaço virtual de maneira clara e objetiva

Caso seu orçamento esteja apertado segue uma lista básica de primeiros passos:

  • Compre um domínio (endereço)

Em sites como RegistroBR e GoDaddy você pode adquirir um endereço personalizado para sua empresa como www.suaempresa.com (ou .com.br). Esses serviço não é caro, custa em torno de R$ 30 ao ano dependendo do plano que você escolhe.

  • Escolha uma plataforma com temas pré-definidos para você configurar

O mais famoso de todos é o WordPress, mas para usar o combo (serviço + domínio – que você comprou) é preciso investir.

Aqui o valor é um pouco maior, sugiro separar entre 300 e 500 reais ao ano para isso. No GoDaddy você tem a possibilidade de adquirir o WordPress junto com o domínio, confira isso na hora da compra.

  • Design do site – um detalhe importante

Ao escolher o tema, faça com cuidado. Opte pelos que tenham um menu de fácil acesso, sem muita mistura de cores e que você sinta facilidade de se localizar. Alguns modelos parecem verdadeiros labirintos, tome cuidado!

  • Com ou sem blog?

Faça a seguinte pergunta para si mesmo: você tem tempo para escrever textos uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias? Se a resposta for não, escolha um modelo tipo “cartão de visita” onde as pessoas vão poder identificar as informações principais.

  • Pronto, agora é configurar e publicar!

Depois que tiver certeza de que todas as informações estão corretas torne o site público.

Lembre-se: se mudar de telefone ou endereço, alterar ou encerrar algum produto ou serviço precisa atualizar lá no site ok?

Agora vamos ao que a maioria de vocês tem ansiedade por ter: Facebook. Será que você está no caminho certo?

  1. Perfil ou Página no Facebook?

2-ebge-juliana-kist-facebook-perfil-pagina

Saiba a importância da diferença entre essas duas categorias do Facebook. Explico de uma forma muito simples: o perfil é destinado para as pessoas físicas enquanto a página, ou fanpage em inglês, é para as pessoas jurídicas. Assim, se você tem uma empresa é preciso migrar para essa segunda categoria.

Então você se pergunta: é errado usar o perfil para minha empresa?

Não é uma questão de certo ou errado, mas o perfil tem um cadastro voltado para uma pessoa responder, por exemplo: data de aniversário, graduação, onde trabalha.

Enquanto a página foi desenhada especialmente para as empresas divulgarem informações específicas como horário de atendimento, quais serviços presta, além de permitir o uso de anúncios para divulgar informações, algo que não é possível fazer no perfil.

Faça sua página!

Há duas formas de fazer uma página:

a. Crie: essa dica é para quem nunca usou o Facebook para a própria empresa. Você pode fazer isso por meio do seu próprio perfil ou de algum sócio que o tenha.

3-ebge-juliana-kist-facebook-criar-pagina

b. Migre seu perfil para página: faça o login com o perfil da sua empresa e depois clique neste link de migração para iniciar o processo. Basta seguir e preencher CORRETAMENTE os dados que o Facebook solicita.

Agora que você já completou essa etapa é importante lembrar: sua página/empresa só terá visibilidade quando:

  1. As informações forem corretas: lembre de cadastrar o nome exato da empresa, assim facilita a busca;
  2. A identidade visual da sua empresa estiver adequada: tenha um logotipo, cuide da sua marca. Contrate um profissional para definir isso.
  3. Publicar conteúdo frequente e que reflita as atividades e serviços prestados. Lembre que você precisa demonstrar que é autoridade nos assuntos sobre sua empresa, seus clientes vão gostar de ver que é um(a) expert.

Muita informação, certo? Não se preocupe, execute cada etapa de uma vez e terá cada vez mais sucesso!

Conheça mais sobre meus serviços: www.julianakist.com

Juliana Kist – comunicação digital – Florianópolis – SC