Sorian Cortinas e Decoração: Dicas de Limpeza de Persianas

ebgesc

 

A manutenção das persianas é bem fácil de ser feita. A limpeza e conservação é algo que precisa ser feito para não comprometer a durabilidade do produto e para garantir a saúde das pessoas que habitam o local onde ela está instalada.

O desgaste das persianas é algo natural, mas pode ser diminuído com limpeza e conservação correta. Sendo assim, é recomendável:

  • Retirar a sujeira imperceptível, utilizando espanador ou aspirador de pó, sempre no sentido longitudinal;
  • Lubrificar as lâminas com vaselina vegetal ou spray de silicone, para que o mecanismo não emperre;
  • Não utilizar aparelhos a vapor para esse processo de limpeza, independentemente do material de constituição da persiana;
  • Contratar uma limpeza especializada a cada dois ou três anos.

A limpeza de cada tipo

As dicas de limpeza e conservação mencionadas acima servem para todos os tipos de persiana, mas existem sugestões de manutenção específicas para cada modelo, conforme você perceberá abaixo:

  • Persianas romanas podem ser limpas com espanador e também com pano seco mais sabão neutro, caso sejam do modelo tela solar. Se não forem, apenas o espanador é indicado;
  • As persianas verticais feitas em poliéster ou PVC podem ser mantidas limpas utilizando-se esponja e sabão neutro, direto nas lâminas;
  • Persianas do tipo rolô devem ser desenroladas completamente para a limpeza, que precisa ser feita com aspirador com bocal de escova. Caso seja modelo solar, é permitida a utilização de pano seco mais sabão neutro;
  • Persianas de painéis podem ser limpas semelhantes ao tipo rolô, com ajuste de porca e parafuso caso o trilho seja de alumínio;
  • A limpeza e conservação de persianas horizontais é feita lâmina por lâmina, com esponja e sabão neutro. Não se esqueça de espaná-la com frequência.

Acima nós recomendamos não utilizar aparelhos a vapor para a manutenção. Contudo, também é importante informar que produtos químicos abrasivos são proibidos nas lâminas de madeira e alumínio.

Você deve ter percebido que mencionamos sempre pano seco. Isso porque a umidade pode comprometer o material das persianas, deteriorando-o. Até mesmo um pano úmido pode prejudicar o tecido.

Atenção aos ventos

O vento pode prejudicar a manutenção de sua persiana, por comprometer a sua durabilidade. Portanto, não a deixe exposta ao vento, já que ele pode danificar o mecanismo interno, as lâminas e a tela.

Além disso, janelas abertas com persianas fechadas trazem poluição, poeira e chuva, que você já sabe que prejudicam o produto.

A manutenção especializada

Quando for o momento de fazer manutenção especializada, contrate uma empresa de confiança, com credibilidade no mercado. Assim, sua persiana será durável por muitos anos, cumprindo seu papel na decoração e no bem-estar de todos.

Conheça nesse link todas as informações de contato da Sorian Cortinas e Decorações, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *