Tipos e aplicações dos vidros: você conhece? – Vidraçaria Castelo

Tipos e aplicações dos vidros: você conhece? - Vidraçaria Castelo

Fonte: Vidraçaria Castelo

Por onde passamos, nos deparamos com a presença dos vidros, isso porque ele torna os ambientes mais bonitos, permite a luminosidade natural e apresenta a possibilidade de apreciar o que acontece do outro lado das paredes, criando uma verdadeira integração entre o ambiente interno e externo.
Talvez você não saiba, mas existem diversos tipos de vidros, cada qual com propriedades e utilização específicas. Sinônimo de elegância e bom gosto, os vidros definitivamente fazem parte das nossas vidas, inclusive, no que se refere à segurança patrimonial e pessoal. Nesse post vamos apresentar os principais tipos de vidros encontrados no mercado e as suas aplicações. Continue lendo e confira!

Quando surgiu o vidro?

Não se sabe ao certo quando surgiu o vidro, mas pesquisas garantem que os povos antigos da Síria, Fenícia e Babilônia já o utilizavam no ano de 7.000 a.C. Supõem-se que a descoberta desse material se deu ao acaso, quando pescadores daquelas regiões, ao fazerem fogueiras nas praias, descobriram que a areia e as conchas em altas temperaturas transformavam-se num material desconhecido: o vidro. Hoje ele, com toda a tecnologia existente, ele é composto pelos seguintes elementos;
  • Areia;
  • Barrilha;
  • Calcário;
  • Alumina;
  • Corantes e descorantes.

Tipos de vidros e suas aplicações

Tipos e aplicações dos vidros: você conhece? - Vidraçaria Castelo

Fonte: Vidraçaria Castelo

Para atender a demanda e necessidade particular de cada projeto, existem tipos de vidros que possuem composições específicas, como:
  • Fibras de vidro: utilizadas como reforço ou isolamento.
  • Vidros domésticos: fabricados para utilização no cotidiano familiar, como tigelas, copos, pratos, etc.
  • Vidros para embalagens: são vidros comuns nas cores âmbar, verde e branca e servem para embalagens, como, por exemplo, garrafas, potes, etc.
  • Vidros planos: são utilizados nas janelas, automóveis, fogões, geladeiras, micro-ondas, espelhos, etc.
  • Vidros técnicos: utilizados na fabricação de lâmpadas incandescentes e fluorescentes, tubos de TV, garrafas térmicas, etc.
Apesar de todos eles terem sua utilidade e aplicação, os mais utilizados em projetos de arquitetura e decoração são os vidros planos.

Os principais tipos de vidros planos

Tipos e aplicações dos vidros: você conhece? - Vidraçaria Castelo

Fonte: Vidraçaria Castelo

Os vidros planos, como já mencionado, são aqueles que fazem contato com os ambientes externos e podem ser vistos por todos os locais.
Eles têm espaço dentro das nossas casas, pois, são utilizados em alguns eletrodomésticos e nos espelhos. Existem alguns tipos de vidros planos:

Vidros insulados

O vidro insulado, também conhecido como duplo, é a melhor opção para a obtenção do conforto acústico e isolamento térmico. Quando combinado com vidros de controle solar, o insulado minimiza as radiações do Sol e os raios ultravioletas, o que, consequentemente, diminui o calor do ambiente. São utilizados no freezer e refrigeradores por serem excelentes isolantes térmicos. Além das propriedades acústicas e térmicas, o vidro insulado também oferece maior privacidade e melhor aproveitamento da luz natural quando usados com reflexivos.

Vidros temperados

Conhecido também como vidro de segurança, o temperado possui resistência 5 vezes maior do que o vidro comum quando exposto a um choque térmico. Uma característica particular do vidro temperado é que nos casos de quebra, ele fragmenta-se em pequenos pedaços arredondados. O processo de fabricação o torna mais rígido e resistente à quebra. Por conta disso, ele é muito utilizado em fachadas, janelas e portas, apesar do vidro laminado ser mais indicado para esses fins.

Vidros laminados

O vidro laminado tem como grande diferencial que quando quebra, os cacos do vidro ficam presos numa película de alta resistência, conhecida por PVB (Polivinil Butiral) que intercala as duas chapas do laminado e evita ferimentos no caso de acidentes. O vidro laminado também possui outros benefícios, reduzindo a entrada de ruídos externos e protegendo o ambiente contra os raios UV que são causadores de sérios problemas de saúde. Também evita o desbotamento e envelhecimento de móveis, cortinas, equipamentos, tapetes e outros objetos.

Vidros laminados temperados

Já os vidros laminados temperados são feitos a partir da laminação de duas ou mais chapas de vidros temperados. A laminação, como já apresentado, constitui-se na utilização do PVB intercalado entre as duas chapas temperadas. Portanto, ele possui as características dos vidros temperados acrescidas das vantagens dos laminados. É uma excelente opção quando o principal objetivo é segurança. Se você procura por soluções em vidros, não deixe de conhecer a Vidraçaria Castelo, uma empresa de experiência e tradição no segmento! Use o que tem de mais moderno no seu projeto com a confiança de um parceiro com materiais de qualidade. Fontes: Abravidro – Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina
Tipos e aplicações dos vidros: você conhece? - Vidraçaria Castelo
Localizada na cidade de Joinville e atendendo a toda região, a Vidraçaria Castelo está no mercado desde 1999, participando do sucesso de mais de 5.000 obras. Especialista em fechamentos de sacadas no melhor estilo europeu a Vidraçaria Castelo oferece ao mercado soluções como:
  • Vidros temperados;
  • Vidros blindados com proteção balística;
  • Vidros acústicos;
  • Vidros serigrafados;
  • Vidros laminados;
  • Vidros refletivos;
  • Espelhos lapidados;
  • Espelhos bisotados;
  • Acessórios e ferragens.
São 20 anos de qualidade, onde profissionais capacitados usam o melhor da tecnologia para oferecer soluções diferenciadas em produtos e instalações. A Vidraçaria Castelo é revendedora autorizada dos produtos da linha REIKI e está a sua disposição para oferecer o que há de melhor em soluções de vidros. Conheça neste link todas as informações de contato da Vidraçaria Castelo, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC. Matéria escrita por: Marlete Lopes.
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *