Você conhece o mercado livre de energia? – ERZEG

Você conhece o mercado livre de energia? - ERZEG

É difícil saber com precisão de onde vem a energia elétrica que chega às residências e empresas.

Pode ter sido gerada na hidrelétrica de Itaipu, ou numa termoelétrica à base de carvão, ou ainda pode ser uma energia limpa utilizando-se o sistema eólico.

Enfim, não sabemos de onde vem a energia gerada que chega a nós.

O fato é que mensalmente pagamos a conta da companhia de energia elétrica da nossa região sem podermos decidir ou optar por outra fornecedora.

Mas, isto está mudando e neste post vamos apresentar o mercado livre de energia. Continue lendo e conheça a respeito!

 

O que é mercado livre de energia?


Mercado livre de energia é a possibilidade que o consumidor tem em escolher de qual empresa irá comprar a energia que atende o seu domicílio.

Os preços, quantidade, prazo de fornecimento e até a fonte geradora da energia são negociáveis e definidos em contrato. Ou seja, é a liberdade de escolha.

Assim como é possível adquirir uma linha de telefonia móvel escolhendo entre as empresas que prestam os serviços, num futuro próximo, qualquer consumidor de energia elétrica poderá escolher o seu fornecedor.

O mercado de energia dá os primeiros passos neste sentido, disponibilizando ofertas e soluções para atrair sua clientela que hoje se resumem às pessoas jurídicas.

 

Quem pode ingressar no mercado livre de energia?


Somente pessoas jurídicas podem ingressar no mercado livre de energia, mas precisam ter um consumo superior a 500 kW, ou efetivar a comunhão de bens em caso de empresas do mesmo grupo, o que significa aproximadamente uma conta de energia elétrica no valor R$ 60 mil.

Existem dois tipos de consumo:

 

Empresas com demanda contratada entre 500 kW e 3000 kW


Quando a demanda elétrica deste consumidor estiver nesta faixa, seja por unidade ou por meio do somatório das unidades sob o mesmo CNPJ, e apresentar tensão mínima de 2,3 kV, ele é considerado um CONSUMIDOR ESPECIAL.

Nesses casos, pode adquirir apenas energia incentivada com o devido desconto da TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição), que pode ultrapassar os 50%.

 

Empresas com demanda contratada acima de 3000 kW


Neste caso o cliente pode ser enquadrado como CONSUMIDOR LIVRE se cada unidade consumidora garantir demanda contratada acima de 3.000 kW e apresentar tensão mínima de 69 kV.

Este consumidor pode contratar a energia das fontes que desejar, de fontes convencionais ou incentivadas.

Você conhece o mercado livre de energia? - ERZEG

Fonte: Pixabay

 

Quais as vantagens em ingressar no mercado livre de energia?


Dentre as vantagens na migração para o mercado livre de energia, apresentamos as principais:

  • Redução dos valores na aquisição da energia;
  • Negociação e flexibilização das cláusulas contratuais;
  • Não existem bandeiras tarifárias;
  • Desconto de 50% ou mais na Tarifa de Distribuição (TUSD);
  • Sem surpresas nos valores e nos custos nos contratos de longo prazo;
  • Ausência de diferenciação do custo da energia no horário de ponta;
  • Possibilidade de alocação da energia de um mesmo contrato em outras unidades da mesma empresa;
  • Possibilidade de venda da energia contratada e não consumida.

 

Como migrar para o mercado livre de energia?


A mudança da empresa para o mercado livre de energia exige que um novo sistema de medição de consumo seja implantado.

Esta medida pode ocasionar alguns entraves em função da complexidade e das exigências por parte das distribuidoras de energia e, consequentemente, nos valores envolvidos para sua implantação.

Estas mudanças, que precisam ser realizadas por parte dos consumidores que aderem ao mercado livre de energia, podem em alguns casos exigir investimentos acima do previsto, para atender as regras, procedimento e requisitos exigidos pela CCEE, porém parte desse investimento é ressarcido pelas concessionárias.

A CCEE é a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, órgão responsável pelo controle de contabilização de energia elétrica.

Você conhece o mercado livre de energia? - ERZEG

Fonte: Erzeg

 

As boas notícias


Em março de 2017 por meio da
ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, foi publicada a resolução 759/17 que estabelece novos requisitos procurando simplificar o SMF, Sistema de Medição e Faturamento.

Com a diminuição das exigências, incluindo a viabilidade de migração em baixa tensão para consumidores em comunhão de bens, as possibilidades de adequação às normas do SMF ficaram mais fáceis de serem implementadas, uma vez que o próprio Governo Federal tem interesse no sucesso do mercado livre de energia.

Novas mudanças virão e certamente o mercado livre de energia será ampliado para novos consumidores que poderão desfrutar de alta qualidade com preços reduzidos.

Contar com o auxílio de empresas especialistas nesse ramo, com segurança e know-how são fundamentais para uma migração com sucesso.

Precisando de mais informações e de ajuda para compreender melhor o mercado livre de energia? Conte com a Erzeg, empresa especializada no setor.

Fontes:
CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica
Ministério de Minas e Energia

Você conhece o mercado livre de energia? - ERZEG

A Erzeg, nos seus quase 30 anos de experiência, tornou-se referência no mercado de geração de energia.

Empresa registrada ao CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado de Santa Catarina e detentora do certificado de qualidade da NBR ISO-9001, a Erzeg prima pela qualidade nos produtos e serviços que presta.

Pioneira no mercado livre de energia na região, fornece soluções completas para sua implantação.

O acesso às concessionárias de energia, permite que a Erzeg forneça serviços e consultoria para as aplicações das normas vigentes legais, além de equipamentos como painéis de medição e adequações necessárias na subestação.

Com uma equipe altamente qualificada a Erzeg está a disposição de sua empresa para uma análise e avaliação da migração para o sistema livre de energia.

Conheça neste link todas as informações a respeito da Erzeg, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *