Clarifil Rheiss: A importância das ETA e ETE para sua empresa

ebgesc

Imagem: InfoEscola

Se você tem uma empresa que emite poluentes nos processos fabricantes, com certeza já ouviu falar sobre as Estações de Tratamento de Água e Afluentes, conhecida como ETA, e das Estações de Tratamento de Esgotos e Efluentes, as ETE.

Por mais que pareçam termos complicados, não se preocupe, são processos que vivenciamos diariamente, apesar de muitas vezes nem percebemos.

Continue lendo nosso texto para saber mais sobre a importância das Estações de Tratamento para o meio ambiente, qual a obrigação da sua empresa e muito mais!

Importância das Estações de Tratamento

Se você utiliza água em casa ou até mesmo na produção de materiais, você automaticamente já está fazendo o uso da ETA, já que ela realiza o tratamento da água bruta, ou seja, direto da natureza para um uso comercial ou doméstico.

Já o ETE tem como função principal o tratamento do esgoto, onde será separado entre água de reuso e lodo ativado.

Ou seja, em um dia comum na sua casa ou empresa, você faz uso tanto do ETA quanto do ETE.

Mas nesse momento você deve estar se perguntando como funciona o tratamento da ETA e do ETE, vamos explicar.

Tratamento da água pela ETA

Para que nós possamos fazer um uso da água, o tratamento ela é longo e trabalhoso, já que caso não tratada pode causar sérios problemas de saúde pela presença de microrganismos.

O tratamento da água de divide em cinco etapas:

  1. Captação e adução da água;
  2. Floculação: é inserido na água produtos químicos como sulfato de alumínio para a aglutinar, ou seja, para juntar as sujeiras em flocos para assim ocorrer a decantação;
  3. Decantação: nessa etapa a sujeira se deposita no fundo das bombas, também é conhecida como sedimentação dos flocos. A água já começa a ficar mais clara;
  4. Filtração: uma das etapas mais importantes, já que nesse momento ocorre a retirada da maior parte dos microorganismos que podem nos fazer mal;
  5. Cloroficação: essa etapa é onde ocorre a inserção do cloro para que haja a inativação dos microorganismos restantes da filtração e a clarificação total da água.

Tratamento do esgoto pela ETE

Não podemos deixar de ressaltar a importância do tratamento de esgoto, já que uma parte poderá ser reutilizada, o que ambientalmente é muito mais adequado.

Isso sem falar que locais que tenham uma ETE completamente funcional, tendem a ter menos doenças, já que o processo de filtração do esgoto o torna praticamente sem carga contaminante e poluente.

As etapas são:

  1. Floculação: mesmo processo do tratamento a água. São utilizados produtos químicos para que possa ocorrer a decantação;
  2. Decantação: após a floculação, a sujeira começa a se depositar no fundo da bomba e a se clarificar. No processo da ETE, a sujeira decantada é conhecida como lama e é inserida em lagoas de secagem;
  3. Filtragem: em muitos processos não ocorre a decantação, apenas a filtragem direta. A filtração tem a mesma intenção da ETA, retirar microrganismos do esgoto.
  4. Cloroficação: desinfecção do esgoto utilizando o cloro para a inativação dos microorganismos restantes na água;
  5. Fluoretação e correção de pH: utilizando produtos químicos, é inserido flúor e feito um ajustamento do pH para que não não haja corrosão do sistema de distribuição.

Obrigatoriedade das ETA e ETE para empresas poluentes

Infelizmente, apesar de saber o impacto ambiental que o descarte e uso incorreto da água pode causar, muitas empresas preferem ignorar isso.

Por essa razão, existem leis municipais, estaduais e até mesmo federais para se certificar que a água e o esgoto estão sendo utilizados e descartados de forma correta.

A boa notícia é que com as leis em vigor as empresas acabam tomando medidas que são boas tanto para o meio ambiente, como também elas próprias!

Você precisa ver exatamente quais são os resíduos gerados pela sua empresa para poder adequar seu sistema de tratamento a eles, já que cada resíduo exige um tratamento específico, por isso, recomendamos que você pesquise sobre a sua legislação local!

Mas, normalmente, a principal solução é a criação de uma estação de tratamento de água e de esgoto, e assim, estar dentro da legislação e contribuir para um meio ambiente mais sustentável.

Mas, não se preocupe! O processo de criação de ETA e ETE para sua empresa é simples, sendo apenas necessário buscar o licenciamento.

Não esqueça que é extremamente importante o uso de bons produtos durante a floculação, filtragem e clorodificação, já que as mesmas têm grande efeito no produto final.

Se você está procurando por produtos para filtração, contate a CLARIFIL, com certeza você será orientado sobre a melhor forma, o uso, manuseio e consumo.

Fontes:
Água para o Futuro
Portal Tratamento de Água
D&D Ambiental
CONAMA

ebgesc

A Clarifil Rheiss Saneamento Ambiental Ltda está presente no mercado desde 1987, localizada em Itajaí, Santa Catarina

Referência no mercado nacional, oferece soluções para empresas que estão procurando materiais filtrantes para filtros, tanto nas estações de tratamento de água quanto nas estações de tratamento de esgoto.

Alguns dos produtos são: areia filtrante e seixo rolado classificados, carvão antracitoso, carvão ativado e carvão coque, pré-filtros para poços artesianos, zeólitos, resina de troca iônica, crepinas e drenos em geral.

A CLARIFIL tem um trabalho sério, passando confiança e compromisso com cliente. Materiais filtrantes de primeira qualidade com preço justo de mercado.

Conheça neste link todas as informações de contato da CLARIFIL, empresa parceira do Cadastro Empresarial Santa Catarina.

Matéria escrita por: Sarah das Neves

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *