Krenke Brinquedos: Playground – É possível brincar com segurança e tranquilidade

ebgesc

Imagem: Freepik

Para as crianças, brincar faz parte do dia, não importando a idade, tempo ou qualquer outro fator.

E tão importante quanto brincar é os pais terem certeza que seus filhos estão em completa segurança.

Os playgrounds tem um importante papel no dia a dia das crianças por proporcionar momentos de brincadeiras e integração entre elas.

Infelizmente, ainda hoje, alguns brinquedos não são fabricados e nem instalados de acordo com as normas de segurança exigidas, o que faz com que o número de acidentes em playgrounds tenha um grande índice na estatística.

Por outro lado, se forem observadas todas as exigências, o playground se torna um lugar ideal para brincar com segurança e tranquilidade e é sobre isso que falaremos no nosso post. Continue lendo!

Da recreação ao playground

A palavra playground é derivada do inglês: onde play quer dizer jogar ou brincar e ground se refere à terreno ou solo.

Logo, playground pode ser traduzido para o nosso entendimento como um terreno destinado para brincadeiras.

Não se tem muita informação de como surgiram os playgrounds, mas acredita-se que tudo está ligado com a recreação.

Os homens da pré-história já brincavam festejando o início da caça e como em tudo, hábitos e costumes são passados de geração em geração e sofrem mudanças evolutivas.

Em 1774, na Alemanha, o professor Johann Bernhard Basedow começou a introduzir nas escolas a chamada recreação sistematizada, que consistia em horas de estudos intercaladas com horas de lazer para as classes maiores.

Mais tarde em 1840, Froebel, outro alemão, fundou o primeiro jardim de infância, destinado para crianças menores de 6 anos, se constituindo em um espaço para jogos e brincadeiras em que a criança pudesse interagir e aprender.

Por volta de 1885 começaram a surgir nos Estados Unidos os primeiros jardins de areia instalados em lugares públicos para as crianças brincarem.

E de lá para cá os playgrounds surgiram com força total em vários ambientes.

A evolução do playground

No início, os brinquedos eram construídos de madeira ou toras de árvores o que ocasionava alguns acidentes provocados por pregos, parafusos e farpas. Sem contar a deterioração do material.

Ainda hoje, existem parques construídos, principalmente em praças públicas, com madeiras, o que requer por parte da criança e do adulto que a está cuidando muita atenção.

A modernidade e a tecnologia trouxeram mais segurança e conforto na fabricação dos brinquedos que compõem o playground, como as escadas, túneis e escorregadores, e suas estruturas são feitas a partir de madeira plástica ou alumínio, acompanhados de material altamente seguro e muitas vezes ecológico.

ebgesc

Imagem: Krenke Brinquedos

Acidentes em playground existem

Escolas, condomìnios residenciais, restaurantes, shoppings e muitos outros locais oferecem playground para as crianças, porque perceberam que eles são excelentes locais para que elas brinquem e aprendam.

Mas, infelizmente existe uma realidade preocupante e triste, que são os acidentes que ocorrem em playgrounds e parques infantis envolvendo as crianças.

Esses problemas geralmente são ocasionados pelo fato do fabricante não obedecer às normas, principalmente, na fabricação do produto.

Abaixo apresentamos um quadro verificado nos Estados Unidos, que também reflete na realidade do Brasil.

Observe os dados:

  • 200.000 mil acidentes são registrados anualmente entre pré-escolares e escolares, ocorridos em parque infantil ou playground;
  • De acordo com o número de ocorrências, estima-se que a cada 2 minutos acontece um acidente com crianças em parque ou playground;
  • 35% dos acidentes são considerados graves;
  • 3% das vítimas precisam ser hospitalizadas;
  • 20 crianças morrem por ano em decorrência de acidentes em parques e playgrounds, sendo que 75% ocorre por lesão cerebral.

Analisando os dados percebe-se que parques e playground podem colocar a vida das crianças em risco e que a instalação desses requer muito cuidado, principalmente na hora da compra dos equipamentos.

É possível brincar com segurança e tranquilidade

Direção de escolas, condomínios ou quem desejar instalar um playground deve atentar se o fabricante obedece os critérios e exigências da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Você sabia, por exemplo, que os brinquedos que contenham grades ou redes que a criança pode ficar presa deve ter seus espaçamentos maiores que 23 cm ou menores que 12 cm?

Ao decidir pela instalação de um playground também deve-se levar em conta que o material ficará na maioria das vezes exposto ao sol, à chuva e a todas condições climáticas, por isso, priorizar pela qualidade do que se está comprando é de fundamental importância para que as crianças brinquem com segurança.

Procure por um fabricante especializado no segmento e comprometido com a qualidade e segurança dos produtos que oferece.

A Krenke Brinquedos oferece rigoroso sistema que garante a qualidade desde a escolha da matéria prima para confecção dos playgrounds até a segurança na montagem de cada brinquedo.

Fontes:
Portal do Condomínio
Associação Brasileira de Normas Técnicas

ebgesc

A Krenke Brinquedos está há mais de 30 anos no mercado e é especializada na fabricação, comercialização e montagem de playgrounds infantis.

Todos os brinquedos são produzidos obedecendo as normas da ABNT e confeccionados com matéria prima de primeira qualidade, passando por rigoroso controle de qualidade.

A Krenke Brinquedos fabrica além dos playgrounds:

  • Gangorras
  • Balanços
  • Bancos para Jardins
  • Casinha de Brincar para Crianças
  • Pisos de Borracha

Conheça neste link todas as informações de contato de Krenke Brinquedos, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *