O repasse vai possibilitar a habilitação da unidade especializada em doença renal crônica, do Centro de Nefrologia de Praia Grande.

A cidade de Praia Grande, no litoral de São Paulo, será contemplada com o reforço de R$ 6,1 milhões liberados pelo Ministério da Saúde. A verba será utilizada para a habilitação da unidade especialidade em doença renal crônica, no Centro de Nefrologia de Praia Grande (Nefro PG). A unidade, de gestão municipal, atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A população que sofre com doença renal crônica precisa de cuidados especiais, portanto, esse reforço vai facilitar o acesso dos pacientes de Praia Grande aos tratamentos renais”, explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o Nefro PG conta com 35 equipamentos de hemodiálise em uso, sendo que esse procedimento é realizado com custos do SUS. Com a portaria, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos recursos. As parcelas serão mensais e repassadas ao Fundo Municipal de Saúde de Luís Praia Grande.

Dados

De acordo com dados do CNES, Praia Grande tem 223 diferentes unidades de saúde, envolvendo postos de saúde, policlínicas, prontos atendimentos, hospitais, entre outros. Além disso, no total, o município conta com 232 leitos, sendo 199 custeados pelo SUS.

Fonte: G1 São Paulo