Comissionamento de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio – Thor do Brazil

Comissionamento de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio - Thor do Brazil

Fonte: Allteko

Toda obra de uso coletivo, quer seja residencial, comercial ou industrial, precisa ter e oferecer uma estrutura mínima de segurança para os usuários, exigida pela legislação.
Desde o início até a entrega do “habite-se” da edificação, toda obra deve passar por processos que garantam que as instalações, estejam de acordo com as normas vigentes. O comissionamento, é um desses processos que deve ser introduzido desde o início da construção, embora, para muitas pessoas ele seja desconhecido. Um dos papéis da equipe de comissionamento é estar atenta para o cumprimento da NBR 17240 que estabelece requisitos técnicos em relação à proteção contra incêndios nas edificações. Nesse post você saberá um pouco mais sobre o comissionamento de sistemas de proteção contra incêndio e a NBR 17240, continue lendo!

Sobre o comissionamento

Para a realização ideal de um comissionamento de sistemas de detecção e alarme de incêndio, deve ser efetuado, no mínimo, o que estabelece o capítulo 8 da NBR 17240 da ABNT, que destaca que 100 % das condições de funcionamento e sinalização dos equipamentos, deve ser testada.
Comissionamento de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio - Thor do Brazil

Fonte: Contech

É obrigatório ao fornecedor, possuir pessoal habilitado, capacitado, dispor de todos os equipamentos, instrumentos de aferição e demais meios técnicos.
O comissionamento é o controle de qualidade dos equipamentos e sistemas que são usados em uma edificação. Por exemplo: em uma edificação de uso coletivo residencial ou comercial, é o comissionamento que vai acompanhar, testar e promover treinamento de uso, para efetivar toda uma legislação em relação a incêndios e fazer cumprir a NBR 17240 de outubro de 2010.

A NBR 17240

As NBRs, de forma geral, são normas aprovadas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – e têm o caráter de fixar obrigações mínimas para serem cumpridas durante todo o processo de edificação, sempre levando em conta a proteção das pessoas e seus bens. Elas, normalmente, surgem a partir da verificação, por parte de pesquisadores e profissionais especializados, de uma necessidade em cumprir determinadas orientações em áreas específicas, geralmente, com relação a um coletivo. Diante de fatos e dados surgem necessidades que são expostas aos órgãos nacionais e projeta-se, então, uma norma técnica que primeiro deve ser aprovada pela ABNT para entrar em vigor. A segurança contra incêndios sempre mereceu grande destaque nas edificações. Isso porque, incêndios podem e devem ser prevenidos, protegendo a vida humana e perdas materiais consideráveis. Como em todos os setores, a tecnologia promoveu um avanço também na proteção contra incêndio e, em virtude desse progresso, foi preciso criar uma diretriz para normatizar os novos equipamentos e sistemas. Com esse objetivo, em 2010 foi criada a NBR 17240, trazendo obrigações em relação aos sistemas de detecção e alarme de incêndio para todas as edificações de uso coletivo. É ela que regulamenta toda a instalação e manutenção do equipamento.

Normativas da NBR 17240

A NBR 17240 visa regulamentar todo o funcionamento do sistema de alarme de incêndio, que vai desde o projeto, a instalação, a manutenção e os testes normativos. As exigências são aplicadas para obras construídas ou reformas. O sistema de alarme de incêndio deve ser composto por equipamentos que, em conjunto, detectam e sinalizam em caso de fumaça, temperatura ou chama. A norma ainda exige manutenção preventiva e corretiva que deve ser realizada por técnicos habilitados.

Comissionamento de sistemas de proteção contra incêndio

Todos os sistemas de proteção contra incêndio, nas edificações de uso coletivo, precisam ser instalados de forma correta e apresentar eficiência para garantir a segurança da obra. O comissionamento é o controle de qualidade desses equipamentos e sistemas. Tratando de sistema de proteção contra incêndio, é aqui que entra toda a verificação, como ponto de origem da instalação, execução e o funcionamento dos equipamentos, bem como a manutenção. Esses sistemas sofrem modificações de acordo com a necessidade de cada projeto, por isso, é preciso contar com a orientação de especialistas.

Etapas do comissionamento de sistema contra incêndio

O processo de comissionamento inicia pela avaliação dos requisitos para a instalação, começando pela adequação e elaboração do projeto, a chamada “As built”. Em seguida, é preciso elaborar toda a documentação técnica exigida, como os relatórios de condições de uso. É preciso também realizar a avaliação de campo, que consiste na verificação para assegurar que todos os requisitos exigidos foram atendidos. Também é necessário comprovar que a normalização técnica foi cumprida e que o sistema funciona de forma adequada, dentro dos padrões exigidos. Como você pode ver, são bastante detalhes que precisam ser levados em consideração. Por isso, o ideal é contar com parceiros especialistas no assunto, como a Thor do Brazil. Entre em contato e veja como a Thor do Brazil pode ajudar sua empresa no comissionamento de sistemas de proteção contra o incêndio. Fontes: Instituto de Pesquisas Tecnológicas ABNT
Comissionamento de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio - Thor do Brazil
A preservação da vida e a proteção de bens materiais são os dois pilares da missão da Thor do Brazil. A empresa está na cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, e tem a satisfação e o comprometimento de levar aos seus clientes o que há de mais moderno e seguro em termos de equipamentos preventivos contra incêndio. Além de equipamentos modernos e de qualidade, a empresa trabalha em um formato diferenciado: oferece todo apoio técnico necessário ao cliente, com atendimento exclusivo dentro de cada segmento. Conheça neste link todas as informações de contato da Thor do Brazil, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC. Matéria escrita por: Marlete Lopes
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *