Saiba tudo sobre documentação imobiliária em compras e vendas – Costão Sul Imóveis

Fonte: Potência Seguros

Comprar e vender um imóvel é uma decisão importante que deve ser tomada com cuidado e muita responsabilidade.

Afinal é um grande investimento além de ser um sonho realizado.

Para ter certeza que tudo está dentro da lei, é necessário atentar para os documentos exigidos para que a transação ocorra de forma segura.

O post de hoje é sobre a documentação imobiliária obrigatória para vender ou comprar um imóvel, continue lendo para saber mais!

A importância da documentação imobiliária

É a documentação imobiliária que vai garantir que o imóvel está rigorosamente em dia para ser vendido sem consequências para o comprador.

Isso quer dizer que todo imóvel, seja ele um terreno, uma casa ou um apartamento, tem os registros e certidões negativas que garantem a sua legalidade e asseguram a ausência de pendências.

Dessa maneira, toda essa documentação vai garantir um venda lícita e uma compra segura.

Qual é a documentação imobiliária em compras e vendas?

Fonte: Meu Primeiro Apê

Vender um imóvel requer muita paciência e tempo, principalmente por parte do proprietário ou do vendedor.

Para quem está pretendendo vender um imóvel, seja ele uma casa, um apartamento ou um terreno, a lista de documentos é grande.

E, nesse caso, o ideal é que todo o processo conte com a assessoria de uma imobiliária de confiança para ajudar tanto na orientação como na providência dos documentos.

A lista da documentação imobiliária para venda é grande e os documentos que fazem parte dela servirão para mostrar se existem dívidas atreladas e se o imóvel está ou não regularizado.

Os documentos necessários para o vendedor de um imóvel são:

  • Cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Certidão negativa vintenária de ônus reais – documento que mostra todo o histórico do imóvel nos últimos 20 anos;
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações – o documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis e mostra se imóvel foi vendido de forma informal e se pode estar sujeito a reivindicações.
  • Certidão negativa de impostos expedida pela prefeitura do município onde o imóvel está situado ou cópia do carnê de imposto predial dos últimos cinco anos;
  • Cópia autenticada do IPTU do ano, quitada ou com as parcelas pagas em dia até a data do negócio – o documento é expedido pela prefeitura da cidade em que o imóvel localiza-se;
  • Averbação da construção junto ao Cartório de Registro de Imóveis;
  • Planta do imóvel aprovada pela prefeitura ou croqui com dimensões, assinada pelo engenheiro ou arquiteto com respectivo número do CREA;
  • Certidão negativa de débitos condominiais, quando se tratar de venda de apartamento.

Além da documentação imobiliária, o vendedor deverá evidentemente apresentar toda a documentação pessoal e mais uma lista de certidões federais, estaduais e municipais negativas como pessoa física ou jurídica.

Caso o comprador opte por usar o FGTS na transação, ele precisará, então apresentar os extratos atualizados da sua conta que poderão ser obtidos na Caixa Econômica Federal.

Se tratando do comprador, esse deverá apresentar todos os seus documentos pessoais para efetuar a compra, bem como pagar algumas taxas destinadas para quem está comprando o imóvel.

Fonte: IG Economia

Qual a melhor maneira de fazer a documentação imobiliária?

Como já dissemos a lista da documentação imobiliária não é pequena.

Mas, você precisa ter em mente que toda essa documentação vai garantir uma negociação segura para ambas as partes: vendedor e principalmente comprador.

E o caminho mais fácil e mais indicado para enfrentar as etapas de uma negociação de compra e venda de um imóvel com segurança e eficiência é contando com a assessoria de uma imobiliária qualificada.

Muitas vezes as pessoas optam por não envolver imobiliárias para evitar um custo adicional, mas se formos levar em conta a falta de experiência e a perda de tempo, certamente uma assessoria de corretores capacitados vai valer muito a pena.

A Costão Sul Imóveis pode ajudar você a achar seu imóvel ideal e providenciar com rapidez e eficiência toda a documentação imobiliária necessária para a transação.

Entre em contato e tire todas suas dúvidas sobre a documentação imobiliária!

Fontes:
Época Negócios
Jusbrasil

A Costão Sul Imóveis está há 15 anos ajudando a tornar o sonho de conquistar a casa própria uma realidade, oferecendo, inclusive, imóveis financiado.

A Costão Sul Imóveis atua na área de vendas, permutas e locações em toda Ilha de Santa Catarina e algumas cidades vizinhas, oferecendo ótimas casas e apartamentos para você morar.

Além dos imóveis residenciais, a Costão Sul Imóveis também é especializada em alugueis e vendas de salas, galpões e terrenos, além de pousadas e hotéis.

Localizada no Morro das Pedras, na cidade de Florianópolis, a Costão Sul Imóveis espera a sua visita para ajudar a tornar seu sonho realidade!

Entre neste link para mais detalhes sobre o Costão Sul Imóveis, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *