Sete Maquetes: As incríveis construções em miniatura

Muitas vezes sonhamos com a nossa casa ideal ou com a construção de um grande prédio executivo, onde dezenas de empresas possam coexistir em plena harmonia, e este sonho pode ser um pouco difícil de se visualizar. Para que isso seja possível, existem empresas especializadas em ajudar estes sonhadores a enxergar seus projetos com mais clareza, através do incrível mundo em miniatura das maquetes.

Estes modelos em miniatura de um projeto arquitetônico são geralmente utilizados em projetos de planejamento urbano mostrando o visual tridimensional de novas construções no contexto da área existente. As maquetes podem ser construídas utilizando uma grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais e madeira.

Conheça alguns dos materiais mais utilizados na produção de maquetes:

  • Paredes e estruturas em geral

    Papel paraná é o material mais utilizado. É um papelão bastante homogêneo, e que não esfarela ao se cortar. Ele pode ser encontrado em diferentes espessuras: 2mm, 4mm, etc. A espessura a se escolher depende da escala em que se trabalha. Além do papel Paraná, é utilizado também o papel chumbo, que na verdade é um paraná ainda mais rígido.
ebgesc

Imagem: Courocal

  • Estrutura

    Em maquetes de projetos estruturais, é comum usar ripas de madeira e palitos de churrasco. Fios em geral podem ser usados para representar cabos. E para unir costuma-se usar cola de madeira, adesivo universal, cola quente ou fita adesiva.
ebgesc

Imagem: Acervo pessoal de Portal Arquitetônico

  • Vegetação

    As árvores podem ser representadas de maneira mais abstrata, afinal o objetivo maior geralmente é evidenciar o elemento construído. Para simbolizar o tronco, pode-se usar galhinhos naturais secos, palitos de sorvete e de churrasco. Já para as copas têm-se várias opções, que podem ser tingidas com tinta acrílica para tecido.
ebgesc

Imagem: Blog Studio Paola Roma

  • Terreno

    Quando há a necessidade de representar o terreno no qual o projeto está inserido, é necessário representar suas curvas de nível. Costuma-se usar isopor ou E.V.A. por serem mais fáceis de recortar, ou então o já citado papel paraná. A escala utilizada é importante para que a espessura de uma camada do material utilizado represente uma altura real compatível.
ebgesc

Imagem: www.delas.ig.com.br

Mundos em miniatura

Algumas pessoas as vêem como verdadeiras obras de arte, tamanho o capricho e a precisão de alguns modelos. Em diversos lugares do mundo há museus, onde diferentes modelos de maquete são expostas:

  1. Gulliver’s Gate Mundo em Miniatura

    Gulliver’s Gate é um mundo em miniatura em Nova York, perto da Times Square. Lá você encontra vários pequenos mundos diferentes no mesmo lugar. Você pode compará-lo com o Mini Mundo no Rio Grande do Sul, Wroxham Miniature Worlds no Reino Unido ou com o famoso Legoland na Dinamarca. Nesta exposição é possível viajar não só por Nova York, mas também pelo resto da América, Europa, África, Ásia e Austrália. Além disso, você pode até visitar mundos de fantasia durante seu passeio. Todos os modelos de prédios e paisagens foram construídos por equipes de profissionais de cada país representado, garantindo o realismo dos projetos.
ebgesc

Imagem: www.visitenovayork.com.br

  1. Mini Mundo em Gramado

Esse parque ao ar livre é formado por réplicas fiéis de monumentos, prédios e construções ao redor do mundo com uma riqueza de detalhes que impressiona não só crianças, mas adultos também. O que mais chama a atenção é que muitas das miniaturas, assim como os moradores dessa cidade, se movem, o que aumenta realismo da exposição.

Todas as reproduções expostas no Mini Mundo em Gramado foram construídas pelo próprio parque. A escolha de cada obra é analisada por uma equipe que leva em conta o valor histórico e cultural de cada obra, além dos materiais que serão necessários para a réplica exatamente 24 vezes menor.

ebgesc

Imagem: www.essemundoenosso.com.br

 

ebgesc

Sete Maquetes: Experiência e excelência em maquetes físicas

Empresas como a Sete Maquetes são especializadas neste tipo de produto. Localizada na cidade de São José (Grande Florianópolis), a empresa já atendeu a diversas grandes construtoras e outras empresas do ramo, seu portfólio inclui nomes como Pedra Branca, Hantei Engenharia e Etaplan.

Com uma equipe completa, formada por profissionais com experiência em arquitetura, engenharia e produção de maquete, seu objetivo é proporcionar aos seus clientes tranqüilidade, segurança e baixos custos na apresentação de maquetes de alto nível de acabamento e fidelidade nos detalhes.

A Sete Maquetes tem estrutura e equipamentos para atender empresas e profissionais liberais de qualquer estado do Brasil. Além da produção de maquetes, ela oferece também aos seus clientes uma completa assessoria na reforma, manutenção, limpeza e transporte de suas maquetes, sempre com total segurança e qualidade.

ebgesc

No site da empresa, os clientes podem acompanhar o andamento dos seus projetos, através de um login e uma senha concedidos a eles. 

Aqui neste link você encontra as informações de contato e a localização da Sete Maquetes, nossa empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Fontes:
Colégio de Arquitetos
Portal 44 Arquitetura
VisiteNovaYork.com.br
Esse Mundo é Nosso

Matéria escrita por:
Felipe Nascimento

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *