Sistema de exaustão e saponificante: O que é e como funciona? – Climako

Sistema de exaustão e saponificante: O que é e como funciona? - Climako

Fonte: Gestão de Restaurantes

Independente se a cozinha é de restaurante ou industrial, ao elaborar o projeto de uma delas é indispensável que nele constem medidas de segurança contra incêndio.

E uma das medidas é o combate ao fogo de origem gordurosa, já que obviamente a cozinha é um lugar propício para esse tipo de resíduos.

A coifa é um equipamento que não pode faltar, já que é ela a responsável em eliminar parte desses resíduos de gordura.

E, além do sistema de exaustão realizado pela coisa, é necessário também uma outra medida: o sistema saponificante.

Continue lendo nosso post e saiba mais sobre o sistema de exaustão, o sistema saponificante e o sistema fixo de supressão de incêndio para coifas e equipamentos de cocção para cozinhas comerciais e industriais!

 

A importância do sistema de exaustão


Toda cozinha precisa um sistema de exaustão para o bem estar, melhor desempenho e para a segurança de todos.

O sistema de exaustão é o responsável por retirar do ambiente os vapores e os gases originados das frituras e cozimentos dos alimentos durante os seus preparos.

A exaustão elimina ainda todo os cheiros e também a fumaça do interior da cozinha, além de não permitir que a temperatura interna aumente, deixando-a confortável para o trabalho.

E a coifa, devidamente instalada, é a peça chave do sistema de exaustão para cozinhas industriais, juntamente com os acessórios necessários para a instalação.

Elas existem nos mais diferentes modelos e tipos, para dar um toque especial no acabamento da cozinha.

Mas, existe uma norma criada pela ABNT que regulamenta a instalação de coifas industriais e de restaurantes e que deve ser seguida. É a NBR 14518:2000.

 

Sistema fixo de supressão de incêndio


Como dissemos, projetar adequadamente as instalações de uma cozinha industrial ou de um restaurante, para que ela seja confortável, é um dever do proprietário.

No entanto, a segurança é imprescindível, uma vez que a probabilidade de incêndios nesses estabelecimentos é maior, principalmente por causa do excesso de agentes gordurantes.

A instalação de coifa, então, é uma norma da ABNT, conforme citamos, mas como sabemos a função da coifa é a renovação do ar.

E, além disso, faz-se necessário um sistema de combate à incêndio na coifa, conforme norma IT 38 do Corpo de Bombeiros.

É necessário, portanto, a instalação de um sistema fixo de supressão de incêndio para coifas e equipamentos de cocção para cozinhas industriais e comerciais, ou, o saponificante.

 

Sistema saponificante


O sistema saponificante foi criado e é usado para combater incêndios no interior das cozinhas industriais e funciona de forma autônoma e automática na detecção e supressão de incêndios nos estabelecimentos.

O cilindro instalado é carregado com o agente extintor K que quando liberado produz um efeito de saponificação ou resfriamento.

E, tanto a saponificação quanto o resfriamento são eficazes para combater as chamas produzidas por gordura ou óleo de cozinha.

 

Como funciona?


Como dito, o sistema funciona de forma automática, então quando iniciado o incêndio, a rede de detecção acusa o acidente.

Dessa forma, todo o sistema prevê um módulo de acionamento e começa a interromper a passagem de gás e eletricidade para os equipamentos da cozinha.

Além disso, inicia a descarga do agente extintor, por meio de difusores que são instalados nas áreas de risco, ejetando e cobrindo as superfícies em chamas, como também dentro da coifa.

Esse processo faz com que se forme uma camada de espuma que vai isolar a gordura, evitando dessa forma que os vapores inflamáveis possam se espalhar.

Resumindo, o saponificante é:

  • Um sistema de alta eficiência na supressão de incêndio na área de cocção;
  • Usando de tecnologia de detecção pneumática com tubo sensor rompe por ação de alta temperatura ou manual no painel;
  • O cilindro é carregado com o agente K, que acionado percorre a tubulação de aço até os bicos específicos, gerando o resfriamento e abafando o princípio de incêndio.
Sistema de exaustão e saponificante: O que é e como funciona? - Climako

Fonte: Climako Climatização

Portanto, a sua instalação vai permitir que a cozinha esteja protegida, uma vez que ele reage imediatamente ao ser detectado o incêndio, agindo de forma rápida e eficaz no combate.

O sistema saponificante é de fácil instalação, bem como a sua manutenção e limpeza.

Agora que você conhece a necessidade de instalação de um sistema de exaustão e saponificante para a sua cozinha, entre em contato com a Climako Climatização!

Fontes:
ABNT
Corpo de Bombeiros
Climako Climatização

Sistema de exaustão e saponificante: O que é e como funciona? - Climako

A Climako Climatização está no mercado há mais de dez anos e iniciou suas atividades atuando na elaboração de projetos, vendas, instalações, manutenção e reparo de equipamentos de ar condicionado.

Localizada em Balneário Camboriú, a empresa cresceu e percebeu a necessidade de atender seus clientes em outras áreas, e hoje trabalha com:

  • Projeto, venda, instalação e execução de sistemas para Projeto Preventivo Contra Incêndio (PPCI);
  • Projeto, venda, instalação e execução de sistema fixo de supressão de incêndio para coifas e equipamentos de cocção para cozinhas comerciais e industriais;
  • Venda e execução de sistemas de exaustão e coifas, para cozinhas industriais;
  • Venda e execução para sistemas de renovação de ar;
  • Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC) para sistemas de HVAC (ar condicionado).

Em 2014, a Climako Climatização ampliou um pouco mais suas atividades para oferecer maior comodidade ao seu cliente inaugurando a sua loja, oferecendo componentes, peças, ferramentas e equipamentos para refrigeração e condicionadores de ar.

Conheça neste link todas as informações de contato da Climako Climatização, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *