A importância do Arquiteto e do Designer de Interiores para a decisão do Cliente – Sorian Cortinas

Seja para fins comerciais ou residenciais, o intuito de uma obra é muito mais do que abrigar as pessoas que frequentarão o ambiente.

O pensamento coletivo no tangente à arquitetura e decoração evoluiu bastante nos últimos anos, de forma que se torna necessário aliar profissionais que vão ditar as regras do projeto. Em geral, são eles: o arquiteto e o designer de interiores.

ebgesc

A importância do arquiteto e do designer de interiores é explícita quando levamos em consideração tudo o que esses profissionais podem fazer pelo projeto.

Empresas dos mais diversos ramos estão investindo nesses dois profissionais para melhorar seus ambientes a fim de fazer com que os clientes se sintam mais à vontade, passando mais tempo em um espaço mais aconchegante.

Hoje, você vai descobrir a magnitude da importância do arquiteto e do designer de interiores. Continue lendo e saiba por que é tão importante aliar esses profissionais em todos os projetos.

A decisão do cliente final é baseada no trabalho do arquiteto e do designer de interiores

O trabalho desses dois profissionais tem como objetivo proporcionar a melhor experiência para o cliente final, seja ele alguém que residirá no ambiente ou o cliente que vai frequentar o estabelecimento comercial.

Tudo que o arquiteto e o designer de interiores fizerem determinará o comportamento do cliente final. Nós vamos explicar cada um dos conceitos e você entenderá a importância deles para a decisão do cliente.

Formato do ambiente

Vamos começar pelo arquiteto, que é quem dá a base para o ambiente. Ele irá, antes de mais nada, desenhar e moldar o ambiente conforme as necessidades e intenções do cliente final.

É o arquiteto quem vai delimitar os espaços e definir o tamanho das paredes, do pé direito, da área externa, entre outros. Nesta etapa, tudo é pensado com o mais alto nível de detalhe.

Escolha dos materiais

A importância do arquiteto também está na escolha dos materiais que serão usados. É preciso saber qual a finalidade do ambiente para que os materiais corretos sejam escolhidos de acordo com sua resistência, funcionalidade e adaptabilidade.

Sem os materiais corretos, o projeto pode causar a impressão de bagunça, de que tem algo fora do lugar, ou ainda pior, podem acabar sendo utilizados materiais menos resistentes do que o recomendado e ocasionar quebras.

Revestimentos e acabamentos

Ainda falando da importância do arquiteto, temos os revestimentos e acabamentos. Esses são dois elementos que andam juntos e determinam, junto com as definições futuras do designer de interiores, a identidade do ambiente.

Um revestimento errado pode comprometer o ambiente ao longo do tempo e uma nova reforma se fará necessária em breve.

Layout do ambiente

Passando para a importância do designer de interiores, o primeiro ponto a levar em consideração é o layout.

O designer de interiores vai determinar onde ficará cada elemento do ambiente, como os móveis e a decoração. Isso vai influenciar diretamente na experiência do cliente final, podendo contribuir para que ele se sinta à vontade ou não.

A disposição dos elementos deve ser funcional e harmônica para explorar o máximo potencial do ambiente.

Escolha dos móveis

Também é o designer de interiores quem escolhe os móveis que serão utilizados. Para isso, ele vai se basear no revestimento e na intenção do ambiente. É você quem diz a impressão que gostaria de passar, e é o designer quem vai te mostrar como será passada essa impressão.

Os móveis devem ser muito bem escolhidos para que conversem com o revestimento e com o formato do ambiente, fornecendo a melhor experiência possível.

Não adianta escolher móveis modernos somente porque são bonitos se o seu ambiente é rústico. Daí temos a importância do designer de interiores nessa etapa do processo.

Decoração

A decoração do ambiente é a cereja do bolo. Você quer que o cliente final se sinta à vontade em um ambiente bastante agradável. Para isso, o designer de interiores vai escolher a paleta de cores, texturas e objetos que vão decorar o espaço.

Esse é um trabalho muito minucioso, onde um elemento que esteja fora da paleta pode se destacar negativamente e acabar com o aconchego do ambiente. O mesmo vale para a textura e os objetos escolhidos.

A importância do designer de interiores nessa parte é crucial, uma vez que a maioria das pessoas não possui os conhecimentos necessários para fazer as melhores escolhas.

Como resultado do trabalho do arquiteto em conjunto com o designer de interiores, os primeiros dois pontos a serem observados são a funcionalidade e a otimização. Funcionalidade do ambiente significa que ele vai dar certo, ou seja, atender ao propósito ao qual foi planejado.

Otimização significa que serão usados os melhores materiais com o menor custo possível, economizando no projeto e deixando o ambiente seguro e apropriado.

Harmonização e identidade

Harmonização significa que todos os elementos, tanto os que dizem respeito ao arquiteto quanto os que dizem respeito ao designer de interiores, conversarão entre si.

Um revestimento de madeira conversará com um móvel que contém textura de madeira, que conversa com o tecido de um sofá ou cadeira, que conversa com as cores da parede, que conversa com o vaso que decora a mesa de centro.

A identidade significa que o cliente final reconhecerá o ambiente e entenderá imediatamente o seu propósito. Além disso, uma identidade adequada influencia na experiência do cliente final, fazendo com que ele se sinta mais à vontade.

O cliente final é influenciado por todos esses elementos, que determinarão o sucesso ou o fracasso de cada ambiente.

Daí temos a importância do arquiteto e do designer de interiores. Por mais que você se esforce, não conseguirá atingir o nível de alta performance alcançado por estes dois profissionais em conjunto.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe-o nas mídias sociais!

Conheça a Sorian Cortinas e Decorações e fale com um dos nossos consultores: www.soriancortinas.com.br

Conheça neste link todas as informações de contato da Sorian Cortinas e Decoração, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *