A importância do contrato de manutenção para ambientes climatizados – Refrigeração Manchester

A importância do contrato de manutenção para ambientes climatizados - Refrigeração Manchester

Foto: Shutterstock

Existem segmentos de negócios onde a climatização é fundamental para a operação, e como qualquer outro equipamento, o condicionador de ar e o ventilador também apresentam problemas e desgastes com sua utilização, principalmente quando ficam sem manutenção.

Lamentavelmente, os brasileiros têm por hábito preocuparem-se com o problema, apenas quando ele ocorre e isto na maioria das vezes acaba causando prejuízos desnecessários.

E o que é pior: a correção do problema acaba sendo mais cara do que uma revisão periódica, com os ajustes e eventuais substituições dos componentes que venham a apresentar falhas.

Vamos tratar neste post da importância do contrato de manutenção na área de climatização. Continue lendo para saber mais!

 

A vida útil de um sistema de ar condicionado.


Alguns fatores influenciam diretamente na vida útil de um sistema de ar condicionado ou climatização.

A exposição dos equipamentos com o meio ambiente, a umidade e até mesmo a limpeza contribuem efetivamente para a diminuição da vida útil dos aparelhos.

Mas, levando-se em conta que o sistema submeta-se a uma manutenção preventiva, onde preocupações com a corrosão, limpeza dos componentes e avaliação do sistema sejam realizados periodicamente, um sistema pode ter até 30 anos de vida útil.

No entanto, a falta de cuidado joga este número pela metade, quando um novo investimento terá que ser realizado para a montagem de um novo projeto de climatização.

 

O cuidado com o sistema está associado à redução de custos


Todos sabem que a manutenção é fundamental para o bom funcionamento de qualquer máquina.

Um automóvel que não passa por manutenções periódicas, onde não se troca o óleo do motor, não se verifica os sistemas elétricos, eletrônicos e mecânicos e não se cuida da lataria, em pouco tempo estará com sérios problemas e desvalorizado no mercado.

Assim é com o sistema de climatização, faz-se necessário as averiguações, ajustes e eventuais trocas de componentes para que continue funcionando adequadamente e atendendo as expectativas.

A falta de manutenção de um sistema de climatização, além de diminuir sensivelmente a vida útil dos equipamentos, causa outro problema ainda mais sério: colocar em risco a operação produtiva.

Portanto, cuidar e manter o sistema de climatização é sinônimo de economia.

 

Onde o sistema de refrigeração não pode parar


Existem algumas áreas que dependem estrategicamente do sistema de climatização para terem sucesso nas suas operações.

Ou seja, o sistema de climatização não pode parar, sob hipótese alguma e por momento nenhum.

Apresentamos alguns segmentos:

 

Indústria Têxtil


O chão de fábrica da indústria têxtil, por utilizar produtos como o algodão e material hidrófilo, necessita de um sistema de climatização de qualidade, pois a renovação do ar é imprescindível para a saúde dos trabalhadores.

Sérios problemas podem ser ocasionados pela falta de ventilação e de renovação do ar que é respirado nestes ambientes.

 

Centros de Processamento de Dados


Ambientes onde poderosos servidores na área da Tecnologia da Informação funcionam, são indispensáveis sistemas de climatização que não podem falhar, sob pena de deixar todos os usuários dos sistemas sem conexão e perda de dados.

Estes ambientes possuem, normalmente, um sistema de climatização de grande porte, tal a importância a eles atribuída. Imagine um banco não abrir para clientes por problemas na climatização de seu datacenter!

A importância do contrato de manutenção para ambientes climatizados - Refrigeração Manchester

Fonte: Pixabay

 

Hospitais e Clínicas


Ambientes higienizados, livres de fungos, ácaros e contaminações. Assim são as salas cirúrgicas, os ambientes para exames médicos e as chamadas casamatas, que são salas adequadas para os exames de ressonância magnética.

Estes ambientes não podem sofrer problemas com relação à climatização e renovação do ar, pois colocam em risco a vida de pacientes.

 

Mas, então, como diminuir os riscos?


Sabe-se que o objetivo da indústria têxtil é fabricar tecidos, que o hospital é o de tratar da saúde do ser humano e que as empresas de TI é o de desenvolver e proporcionar informações fidedignas para a tomada de decisões.

Nenhuma destas áreas tem por objetivo direto controlar temperaturas, manter ambientes esterilizados ou proporcionar conforto para o pessoal que está na linha de produção.

Ocorre que sem estas ações os objetivos finais ficam comprometidos, pois são fundamentais para que a meta principal da organização seja atingida.

A melhor opção e resposta para a pergunta é a contratação de empresa especializada no assunto, que saiba exatamente o que precisa ser feito e como fazer.

A organização não precisa ter funcionários especialistas em climatização para poder contar com os ambientes dentro do padrão desejado, existem empresas que fazem isto com muito mais segurança e eficácia.

Portanto, conte com a Refrigeração Manchester para seus projetos e na manutenção preventiva dos seus ambientes climatizados, e não corra riscos atendendo a legislação e as necessidades do seu negócio.

Fontes:
Ministério da Saúde
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

A importância do contrato de manutenção para ambientes climatizados - Refrigeração Manchester

A Refrigeração Manchester atua desde 1996 oferecendo soluções de refrigeração e climatização de ambientes.

Líder de mercado no estado de Santa Catarina, a Refrigeração Manchester está capacitada a projetar, instalar e prestar a manutenção preventiva atendendo a legislação (PMOC) com qualidade e comprometimento.

Saiba mais detalhes sobre a Refrigeração Manchester, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *