Energia solar: acessibilidade e economia ao alcance de todos

Energia solar, a solução que economiza até 95% na conta de energia elétrica!

Fonte: Oliveira Energia Solar

O uso da energia solar tem crescido de forma significativa nos últimos anos por ser considerada fonte de economia financeira e sustentabilidade ambiental.

Apesar de ainda não ser tão popular quanto no exterior, já é comum observarmos o uso de placas solares em telhados ou terrenos gerando energia limpa e sustentável para atender as demandas de indústrias, comércios e residências.

O número de busca dessa solução vem em constante aumento, em 2018 o investimento em energia solar bateu recorde no Brasil, crescendo em torno de 407%.

Esse crescimento se dá devido aos valores atrativos e facilidades encontradas para o financiamento dessas soluções.

Nesse post vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre a energia solar. Continue lendo e confira!

Sobre o uso da energia solar

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), no Brasil existem mais de 108 mil unidades instaladas que utilizam os sistemas de placas fotovoltaicas para gerar sua eletricidade.

Esse número em dezembro de 2018 era de apenas 50 mil unidades, o que mostra que o consumidor busca por alternativas sustentáveis e econômicas e que o mercado está em franca expansão.

Esse crescimento é motivado por alguns fatores importantes, como:

Preços acessíveis para todas as classes sociais

Por muito tempo se pensou que instalar painéis solares era possível apenas para pessoas com alto poder aquisitivo, porque eles eram caros no seu início.

Hoje a realidade é outra e a verdade é que a tecnologia permite que os preços dos painéis solares sejam acessíveis para todas as classes.

Facilidade de financiamento

Para todo consumidor que deseja instalar sistemas de placas fotovoltaicas em sua residência, comércio ou indústria, é possível financiar via instituição bancária o valor e pagar mensalmente as parcelas.

É importante dizer que com o uso da energia solar, a conta de eletricidade pode ser reduzida em até 95%, o que por sua vez paga o valor das parcelas mensais e deixa o investimento ainda mais atrativo.

Outro ponto muito levado em consideração é que um sistema de energia solar tem vida útil de até 25 anos, o que faz com que todo o financiamento seja pago e a economia gerada pelos anos seguintes gere lucro.

Simplicidade na instalação

A facilidade e simplicidade da instalação dos painéis são fatores que têm contribuído para o crescimento do uso da energia solar.

Os painéis podem ser instalados em obras já construídas ou ser colocados em projetos de novas edificações e, para ambos os casos, é possível o financiamento.

Para a instalação das placas solares basta apenas a visita de um engenheiro eletricista para realizar um projeto inicial e a contratação de uma empresa qualificada para que o trabalho atinja o seu maior potencial.

A fornecedora da solução fará a análise técnica e verificará a área disponível para a instalação das placas, que podem ser fixadas no telhado, laje ou mesmo no terreno.

Vantagens em usar a energia solar

Se todos esses fatores motivam o crescimento do mercado, para o consumidor também há inúmeras vantagens.

A primeira é que se está usando uma energia limpa, renovável e sustentável, por isso, se contribui para a sustentabilidade do planeta.

Em termos financeiros, a instalação de placas solares reduz de forma significativa a conta de energia elétrica paga mensalmente à concessionária.

Inclusive, a energia excedente produzida poderá reverter em crédito para o consumidor.

Mas, além dessas existem outras vantagens que devem ser destacadas:

Retorno garantido

Investir em energia solar é certeza de retorno garantido.

O uso da energia solar, conforme já falado, pode gerar uma redução de até 95% na fatura mensal de eletricidade, dessa forma, mais ou menos em cinco anos o valor do investimento já se pagou.

Se comparada com soluções financeiras como poupança, CDB e outros investimentos de renda fixa, a longo prazo a energia solar é muito mais lucrativa.

Valorização do imóvel

Casas sustentáveis são a grande tendência do mercado imobiliário, por isso, investir em um sistema de placas solares vai fazer seu imóvel ser mais valorizado caso queira um dia vendê-lo ou alugá-lo.

Outra vantagem é que algumas cidades já oferecem desconto no valor do IPTU para edificações sustentáveis.

Mobilidade

A partir do momento que você instala um sistema de placas solares na sua casa, comércio ou empresa, ele é seu e pode ser retirado e adaptado em outro imóvel.

Necessitando apenas uma alteração do projeto inicial com o Engenheiro junto à Concessionária.

É possível ainda solicitar que a energia excedida produzida seja creditada em outras unidades.

Agora que você já sabe que também pode ter acesso à energia solar para contribuir na preservação do meio ambiente e economizar dinheiro, entre em contato com a Oliveira Energia Solar & Eólica e solicite um projeto de sistemas geração fotovoltaica para a sua casa, empresa, condomínio ou comércio.

Fontes: Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – ABSOLAR, G1, UOL – Economia.

 

A Oliveira Energia Solar & Eólica está situada na cidade de Garopaba e atua há mais de 25 anos, confiando o respeito e a confiabilidade dos clientes.

A empresa conta com uma equipe altamente qualificada na área de energias renováveis, desenvolvendo sistemas de energia solar fotovoltaica e eólica.

A Oliveira Energia Solar & Eólica tem como objetivo proporcionar sustentabilidade e economia, atendendo às necessidades dos clientes com soluções renováveis, de qualidade e funcionais a preços acessíveis para todos.

Também orienta em relação aos parceiros para o financiamento do sistema solar que melhor se enquadra no orçamento do cliente.

Conheça neste link todas as informações de contato da Oliveira Energia Solar & Eólica, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *