Plataformas elevatórias: segurança e produtividade no canteiro de obras – D Peso

Plataformas elevatórias: segurança e produtividade no canteiro de obras - D Peso

Fonte: DPESO

Você sabia que a cada 48 segundos um acidente de trabalho acontece no Brasil e que a maior incidência deles é no setor da construção civil?

Entre janeiro e novembro de 2018 foram registradas 2.159 mortes no ramo da construção, número esse apontado a partir dos trabalhos formais.

A estatística pode ser bem maior se considerarmos os empregos sem registros.

O setor da construção civil também é o quinto colocado no quesito afastamentos do trabalho por períodos maiores de 15 dias, o que, por certo, compromete a produtividade de uma equipe e os orçamentos da construtora.

Dessa forma, é fundamental que todo canteiro de obra seja preparado adequadamente para garantir a segurança dos trabalhadores.

As plataformas elevatórias são reconhecidas internacionalmente como um dos meios mais eficazes e seguros a serem usados na construção para realizar atividades em pontos mais altos de um edifício.

Se você quer saber mais sobre elas, continue lendo nosso post!

O que são plataformas elevatórias?

A plataforma elevatória é um equipamento semelhante a um elevador industrial e é utilizada para garantir segurança quando há necessidade de acesso a lugares altos e de difícil alcance.

São usadas para subir pessoas e/ou cargas em obras, indústrias, etc.

Algumas delas suportam até 350 quilos, como o modelo tesoura, o que torna o transporte de massa pronta, por exemplo, rápido e eficiente.

Outras, como a plataforma telescópica, alcançam alturas de até 34,5 m, facilitando pinturas e reformas em edifícios mais altos.

Elas são extremamente versáteis e ágeis, existem em modelos portáteis o que facilita a instalação em qualquer ponto de uma obra e garante maior produtividade ao trabalho.

Ela elimina o uso inseguro de escadas e pode ainda ser utilizada com praticidade e eficiência em serviços de limpezas e podas de árvores.

Por que é importante usar plataformas elevatórias?

Plataformas elevatórias: segurança e produtividade no canteiro de obras - D Peso

Fonte: DPESO

Imagine que a construtora precisa rebocar, pintar ou até mesmo fazer uma manutenção em um ponto alto de um edifício.

Usar uma escada não será correto, uma vez que ela não pode ser utilizada em alturas mais elevadas. Também não serve para levar os materiais necessários para a realização do trabalho, nem como meio de locomoção de pessoas ou equipamentos, o que torna o seu uso pouco prático e muito inseguro.

Se a construtora optar por usar andaimes, ele precisa ser montado próximo do ponto a ser trabalhado, esse processo leva tempo e faz com que o horário de expediente não seja bem aproveitado e, consequentemente, gere menos produtividade e mais gastos.

Se o reparo ou a pintura for em vários pontos, o processo é ainda mais lento porque o andaime precisa ser montado e desmontado cada vez que deixou de atingir o espaço que requer o trabalho.

O uso de uma plataforma elevatória garante agilidade no processo e rapidez na obra, além, é claro, de proporcionar mais confiabilidade e segurança ao trabalhador, gerando confiança e satisfação entre seus colaboradores.

Muito mais do que maior produtividade e mais segurança na sua obra, uma plataforma elevatória oferece outras vantagens:

Fácil acesso às altas distâncias

Plataformas elevatórias: segurança e produtividade no canteiro de obras - D Peso

Fonte: DPESO

Uma plataforma elevatória permite alcançar alturas elevadas, o que garante uma maior visibilidade por parte do trabalhador.

Ela ainda garante um acesso maior no sentido horizontal, o que confere mais rapidez e qualidade no trabalho.

Com o uso desse equipamento, não ficam espaços sem condições de reparos, por não ter como alcançar o local.

Fácil locomoção e instalação

Existem modelos de plataformas elevatórias que são portáteis, o que elimina a necessidade da existência de tomada próxima de onde ela vai ser instalada.

Ela pode ser levada a diversas ambientes e Isso proporciona mais precisão para o trabalho e mais eficiência.

Mais foco nos detalhes

Como a plataforma oferece mais segurança ao profissional, ele não vai ficar preocupado com a sua integridade física e isso fará com que trabalhe de forma mais calma e prestando mais atenção na tarefa a desenvolver, seja ela um reboco, uma pintura ou até mesmo uma limpeza predial.

Além disso, o equipamento aproxima mais o trabalhador de toda a obra e ele tem mais oportunidade de focar em todos os detalhes, o que fará com que o seu trabalho seja de maior qualidade.

Viável financeiramente

Um ponto muito importante a ser observado é que você não precisa investir na aquisição de uma plataforma elevatória para garantir mais segurança, produtividade e qualidade em toda a sua obra.

Sempre que houver a necessidade de usá-la ,é possível alugar o equipamento e utilizá-lo pelo tempo necessário, sem a preocupação do investimento, da manutenção e, até mesmo, da armazenagem.

Existem empresas que disponibilizam os mais variados tipos de plataformas elevatórias para locação, levando o equipamento até o local e retirando-o quando o seu uso não for mais necessário.

Ao alugar uma plataforma elevatória, certifique-se da reputação da empresa locadora, afinal, o equipamento precisa estar com a manutenção devidamente em dia para oferecer total segurança a sua obra.

Se você está procurando uma plataforma elevatória para a sua obra, a DPESO é especializada na locação desses equipamentos, garantindo segurança e praticidade na construção.

Fontes:
DPESO
Revista Proteção
Quality Safety Treinamentos e Consultoria Empresarial

Plataformas elevatórias: segurança e produtividade no canteiro de obras - D Peso

A DPESO está situada na cidade de Joinville e é uma empresa referência em locação de plataformas elevatórias, objetivando sempre levar a segurança e o conforto para as empresas brasileiras.

A empresa garante a satisfação do cliente oferecendo para locação equipamentos modernos e altamente seguros.

Sua frota é composta de plataformas elevatórias para as mais variadas tarefas, como trabalhos em altura de forma geral, limpeza de fachadas, podas de árvores e acesso a pontos mais remotos e difíceis.

A empresa possui equipamentos nos modelos:

  • Articuladas;
  • Mastro;
  • Telescópica;
  • Tesoura.

Conheça neste link todas as informações de contato da DPESO, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *