Segurança na venda e instalação da sua rede de gás – Irmãos Lehmkuhl

Fonte: Oxyplam Medicals

A instalação da rede de gás necessita de cuidados fundamentais para a segurança e conforto dos usuários.

Os riscos de acidentes em instalações mal realizadas são grandes e o não cumprimento das normas e definições técnicas colocam em perigo propriedades e vidas.

Neste post, vamos tratar dos cuidados que precisam ser tomados quando o assunto é segurança na instalação da rede de gás, continue lendo para saber mais!

 

Segurança acima de tudo


O gás liquefeito de petróleo, GLP, é conhecido popularmente como
gás de cozinha.

Composto a partir do butano e do propano contém também em quantidades mínimas outros hidrocarbonetos, como o etano.

O gás é um combustível incolor e não tem cheiro. O odor que sentimos quando o gás não foi desligado, é propositalmente misturado a ele a partir de um composto à base de enxofre, para que o olfato humano possa perceber o vazamento. Mas, não é cheiro de gás!

O GLP se inalado em grande quantidade tem o efeito anestésico e também asfixia, mas, além disto, outro grave problema e característica do gás é que ele é explosivo.

O Governo Federal, através da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis regulamenta a comercialização deste produto por meio da Resolução ANP nº 18 de 2004.

Por isso, a importância às instalações e nos cuidados para que a central de gás, que tanto beneficia a todos, não se transforme num grande problema, afinal a segurança deve estar acima de tudo.

Fonte: Pixabay

 

Leis que regulamentam a instalação do GLP


A legislação, com relação à instalação e manutenção do GLP, é encontrada a nível municipal, estadual e federal, portanto é importante a verificação das leis da sua cidade e do seu estado com relação ao gás, para se enquadrar às exigências locais.

A nível federal, apesar do assunto ser da competência da ANP, autarquia vinculada ao Ministério das Minas e Energias, existem regulamentações de autoria da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A NBR 15.526 estabelece requisitos mínimos para o projeto de redes de distribuição internas de gás para instalações residenciais e a NBR 15.358 é voltada para instalações de uso não residencial de até 400 kPA.

Também é necessário o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros após a instalação, que irá verificar e atestar o perfeito funcionamento do sistema.

Fonte: Massa News

 

A execução dos serviços de instalação


Diante das necessárias exigências determinadas pelo Governo, faz-se necessário a contratação de profissionais qualificados e que trabalhem dentro das normas estabelecidas para o desenvolvimento e execução do projeto de gás.

Como já mencionado, a segurança é prioritária e não pode haver descuidos ou improvisações em projetos como o de instalação e manutenção de uma rede de gás, pois trabalhos mal realizados podem trazer consequências irreparáveis.

Portanto, conte com a Irmãos Lehmkuhl Instalação de Gás e não corra riscos!

Fontes:
ANP – Agência Nacional do Petróleo
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

A Irmãos Lehmkuhl atua desde 2011 com instalação de gás, oferecendo a toda região da Grande Florianópolis o que há de melhor e mais moderno em termos de tecnologia.

Investindo em treinamento e buscando as melhores soluções a Irmãos Lehmkuhl está capacitada para:

  • Instalação de tubulação para gás central em qualquer tipo de edificação;
  • Manutenção em redes de gás central;
  • Venda de peças e acessórios;
  • Troca de reguladores e medidores de gás;
  • Laudos de estanqueidade;
  • Emissão de ART – Anotação de Responsabilidade Técnica;
  • Assistência Técnica.

Produtos consagrados e equipe técnica certificada, em local privilegiado, de fácil acesso e com toda a estrutura para atender toda a região.

Localizada em frente ao Shopping Via Catarina, na cidade de Palhoça, a Irmãos Lehmkuhl espera a sua visita para ajudar e apoiar seu projeto.

Entre neste link para mais detalhes sobre a Irmãos Lehmkuhl, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *