Steinfiber: Piscina – Pequenos detalhes que geram segurança

ebgesc

Seja em casa, na escola, no clube ou em hotéis, onde quer que esteja instalada, nada melhor que o prazer de mergulhar em uma piscina, principalmente nos dias quentes de verão.

Além de usada para o lazer, a piscina muitas vezes também é escolhida para a prática de atividade física.

De vários tamanhos e modelos, ela é versátil e até mesmo decorativa.

Mas, existe um detalhe pouco observado em relação às piscinas. Ela é um grande causador de acidentes fatais, principalmente envolvendo crianças.

Instalar uma piscina, ou usufruir os prazeres que ela oferece, requer muita atenção quando se refere à segurança do usuário e pequenos detalhes como o ralo e o botão de pânico quase sempre passam despercebidos, quando na realidade deveriam atentamente serem observados. E esse é o tema do nosso post. Continue lendo!

As estatísticas são preocupantes

As estatísticas referentes a segurança e aos acidentes em piscinas, principalmente envolvendo crianças, são alarmantes.

Vejamos os dados:

  • 53% do total de afogamentos ocorridos entre crianças acontecem em piscinas;
  • 35% das mortes por afogamento em piscinas acontecem com crianças com idade entre 1 e 9 anos e são causadas pela sucção ou pelo ralo;
  • o afogamento em piscinas é a segunda causa de mortes de crianças na faixa etária de 1 a 9 anos no país;
  • 90% das piscinas instaladas no Brasil estão irregulares em relação à segurança do usuário.

Como podemos observar, os dados são preocupantes e medidas urgentes precisam ser tomadas para evitá-los.

Atenção redobrada para os ralos

Para que você entenda, o ralo é um dos principais acessórios para que se mantenha a piscina limpa.

É o ralo que suga toda a sujeira que fica no fundo da piscina. É ele também, que permite a circulação da água.

O problema é que da mesma forma que ele é altamente eficiente no seu poder de sucção para absorver as sujeiras, o ralo se torna um perigo para os usuários das piscinas, exatamente por isso: o seu poder em sugar.

Não é raro ouvirmos casos em que crianças ficaram presas nos ralos e foram sugadas de maneira trágica pelo equipamento.

Por que isso acontece?

Como dissemos o ralo tem um alto poder de sucção e na maioria das piscinas não existe uma proteção para ele.

Geralmente a pessoa encosta no ralo por meio de acessórios como cordas de biquínis, algum brinquedos ou até mesmo os cabelos longos e não consegue se desvencilhar, ficando preso ao equipamento.

Os cabelos acabam sendo o principal problema já que podem entrar no ralo e se entrelaçarem, ficando quase impossível soltar a vítima.

As crianças por desconhecimento do perigo, são as grandes vítimas desses acidentes.

Por outro lado, para que esses acidentes venham acontecer, o ralo geralmente está mal dimensionado ou mal instalado, e também, na maioria das vezes não existe o botão de emergência.

Falta de fiscalização e não cumprimento da Lei

No Estado de Santa Catarina existe a Lei 16.768 datada de 2015 que torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas piscinas.

A Lei orienta a instalação de um acessório antissucção, tampa para o ralo, bem como a presença do botão de emergência, o chamado botão do pânico.

O que ocorre, infelizmente, é que a necessária fiscalização existe de forma precária, o que acaba gerando um descumprimento da mesma nas instalações das piscinas, quer seja pública ou residencial.

E quer seja em cumprimento a Lei ou por conscientização e responsabilidade com a segurança do usuário, certos cuidados se tornam necessários para evitar acidentes nas piscinas.

Quais cuidados são esses?

Talvez o primeiro cuidado quando se pensa em instalar uma piscina, independente do local em que ela tenha sido planejada, seja contratar uma empresa qualificada para fazer o serviço.

Profissionais capacitados, especializados e comprometidos darão a orientação correta de como proceder na instalação e os cuidados que deverão ser tomados para evitar acidentes.

Essa mesma recomendação é válida ao instalar banheiras tanto em residências, como em hotéis, por exemplo.

Cuidados essenciais para usar a piscina

Claro que o ideal é usar uma piscina que esteja instalada dentro dos conceitos básicos de instalação.

Mas, nem sempre é assim.

Por isso, ao sair com a família para férias ou apenas curtir um fim de semana e a opção seja aproveitar a piscina, alguns cuidados precisam ser tomados:

  • Verificar se os ralos estão tampados;
  • Evitar nadar ou permanecer próximo aos ralos;
  • Prender os cabelos;
  • Nunca colocar os braços ou as pernas nos buracos das piscinas;
  • Em caso de crianças, evitar entrar na piscina com brinquedos que possam significar riscos.

Um alerta para os adultos: jamais deixar uma criança sozinha próxima de uma área onde tem piscina.

O mesmo alerta, vale em relação às banheiras.

Tampas de segurança para ralos

Dois acessórios básicos junto às piscinas podem fazer todo o diferencial no quesito segurança do usuário: a tampa do ralo e o botão do pânico.

Uma das obrigatoriedades da Lei Estadual, citada anteriormente, é a instalação de um ralo anti aprisionamento de cabelos ou um acessório antissucção.

Hoje existem no mercado tampas de segurança para ajudar na prevenção do problema e a título de curiosidade uma dessas tampa é a FSB.

O nome FSB são as iniciais de Flavia Souza Belo que há quase vinte anos vive em coma após de ter seus cabelos presos pelo ralo mal dimensionado.

O fabricante usou a sigla para homenagear a mãe de Flávia, que desde então vive em constante campanha de conscientização para com os cuidados ao entrar em uma piscina.

Botão de emergência

Também chamado de botão do pânico, esse acessório ao ser acionado permite que todo o sistema de sucção seja desativado. Por isso, a necessidade de sua instalação.

Poucos são os ambientes com piscina que têm o botão de emergência instalado próximo às dependências da mesma.

Em casos da pessoa ficar presa ao ralo da piscina, basta pressionar o botão de emergência para interromper a sucção da bomba.

Esse acessório é um dos itens obrigatórios como medida de segurança em Lei Federal que está sendo redigida e em breve aprovada.

Recomenda-se que o local em que ele esteja instalado tenha uma indicação com uma placa de identificação de fácil visualização e acesso.

Se você já possui uma piscina e percebeu que ela não está dentro dos padrões de segurança ou está precisando de algum produto ou equipamento, procure a SteinFiber que está há mais de 27 anos proporcionando bons momentos de lazer com segurança e qualidade, contando com os melhores fabricantes e equipamentos do mercado, da linha standard à premium.

Fontes:
Isto É
G1 – Globo

ebgesc

A SteinFiber está há mais de 27 anos no mercado sendo reconhecida recentemente como a Loja do Ano pela renomada ANAPP – Associação Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins.

A SteinFiber segue o seu propósito de não ser apenas uma loja, mas ser reconhecida como a maior e melhor loja de produtos e equipamentos para piscina.

Localizada no Itacorubi sentido à Lagoa da Conceição, em Florianópolis, a empresa trabalha com produtos de primeira linha e com especial atenção para com os seus clientes.

Conheça nesse link todas as informações de contato da SteinFiber, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

STEINFIBER PISCINAS – “Para quem prefere Qualidade”

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *