Tubogás: Como diminuir o risco de incêndio em sua Casa ou Empresa

“Prevenir é melhor do que remediar”. Essa frase já se tornou um clichê, mas deve ser levada muito a sério quando o tema é incêndio, ainda mais no Brasil, o terceiro país do mundo com o maior número de vidas perdidas em incêndios (constatação baseada no cruzamento de dados do SUS com a pesquisa World Fire Statistics).

Esta situação alarmante é um reflexo da negligência por boa parte das autoridades responsáveis. Casos de incêndios famosos ocorreram em empreendimentos que funcionavam mesmo sem alvará. Além de pôr a vida dos frequentadores em risco, estes estabelecimentos irregulares podem sofrer as penalidades previstas no Código de Posturas do Município onde está localizado. Essas penalidades variam entre a notificação, a autuação com aplicação de multa ou a interdição do local.

Para conseguir o alvará de funcionamento é necessária uma inspeção feita pelos bombeiros, que visa a proporcionar um nível adequado de segurança aos ocupantes de uma edificação em casos de incêndio, possibilitando a saída das pessoas em condições de segurança, porém, nem sempre essas inspeções são realizadas com a minúcia adequada.

O alvará é concedido por meio do AVCB (Auto da Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento que comprova o cumprimento às regras de segurança contra incêndios, vistoriado pela corporação e que estabelece um período de revalidação.

Todas as edificações e áreas de risco por ocasião da construção, da reforma ou ampliação, regularização e mudança de ocupação, necessitam de aprovação no Corpo de Bombeiros, com exceção das residências unifamiliares. No entanto, é de responsabilidade do proprietário da edificação solicitar a documentação.

Apesar de vivermos em uma realidade tão preocupante, cada um de nós pode contribuir para uma mudança positiva, seja você o proprietário ou o responsável pelo projeto de construção de um imóvel que possui redes de gás. Para ajudá-lo(a), a Tubogás, nossa parceira e uma das maiores empresas no segmento de venda de peças e serviços de instalação da rede de gás do Estado de Santa Catarina, preparou algumas dicas para você:

 

  1. Os reguladores (válvulas) de segundo estágio devem ser substituídos a cada cinco anos, segundo a NBR 8473 (Norma Brasileira de Regulamentação).

 

  1. As instalações destinadas ao uso de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) devem passar por Teste de Canalização (Teste de Estanqueidade) periodicamente.

 

  1. As empresas prestadoras de serviços no segmento de instalação e manutenção de rede de gás devem ter seu registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e ter em seu quadro funcional um técnico responsável (engenheiro).

 

Além dessas dicas essenciais, é indispensável a disponibilidade de alguns equipamentos básicos de segurança contra incêndio, como:

  • Extintores;
  • Mangueiras de incêndio;
  • Alarmes de detecção;
  • Placas para a sinalização de rotas de fuga.

Para evitar acidentes é preciso mais do que a criação de leis, devem haver mudanças culturais e educacionais. É preciso desenvolver uma real cultura de segurança, ou seja, deve-se agir antes de acontecer, impedindo assim a sequência de eventos que leva ao acidente.

Ações educativas podem ser adotadas com o apoio dos meios de comunicação, incentivando a cultura de segurança, seja de forma diluída em suas programações ou de forma explícita nos intervalos comerciais.

O nosso país pode aprender com outros, como o Japão e os EUA, por exemplo, onde as crianças são educadas a reagir corretamente em situações de incêndio, terremotos, tsunamis, furacões e alagamentos. No Brasil, carecemos do desenvolvimento de um programa nacional de educação e de cultura de segurança desde o ensino fundamental.

As diferenças entre normas são significativas principalmente quando comparadas as desses outros países. O objetivo deve ser sempre evitar o acidente e, para isso, devemos cumprir rigorosamente os regulamentos nacionais e internacionais.

 

Um pouco sobre a Tubogás:

A empresa foi fundada em julho de 2004, tendo como fundador e proprietário Cristóvão Antonio Goedert, que já atua há mais de 26 anos na área de instalações de gás.

Em 2005, cerca de um ano depois de iniciar as suas atividades em vendas de peças e serviços de instalação de gás, a Tubogás abriu sua loja na Avenida Presidente Kennedy, em São José e hoje se localizada na mesma avenida, no Nº 261.

A Tubogás oferece:

  • Instalação de redes de distribuição de gás residenciais, prediais e industriais;
  • Venda de equipamentos preventivos de incêndio;
  • Manutenção preventiva e corretiva em centrais e redes de distribuição de gás com assistência técnica 24 horas;
  • Fornecimento de peças necessárias para instalação, manutenção e assistência técnica em redes de gás;
  • Temos todo o material e profissionais necessários para instalar e/ou dar manutenção na sua tubulação;
  • Teste de estanqueidade e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
  • Venda de equipamentos para gastronomia;
  • Venda de fechaduras e acessórios;
  • Projeto e execução.

 

A Tubogás recebeu um prêmio em Setembro de 2017 de  Destaque Nacional e Regional .

A Diretoria de GLP Granel da Liquigás, valorizando as melhores práticas aplicadas com destaque da qualidade, conformidade, segurança e eficiência das instalações nas Centrais de GLP, tem a honra de homenagear sua empresa pelos serviços prestados à Companhia no período de 2015/2016”.

Aqui neste LINK você encontra as informações de contato e a localização da Tubogás, nossa empresa parceira, registrada no CREA-SC.

 

Fontes:

Estadão

Instituto Sprinkler Brasil

UOL Notícias

 

Texto escrito por:

Felipe Nascimento

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *